PT
Que lugares constituem um teatro, que histórias conta, como se relaciona com a comunidade? Em Lugares Invisíveis, o ator e encenador Nuno Preto e a bailarina e criadora Daniela Cruz propõem descobrir respostas a estas questões num espetáculo-percurso pelos lugares inacessíveis ao público na rotina diária do Teatro São João. Dirigido a públicos infantojuvenis, faz do edifício, da sua história e das pessoas que o habitam diariamente, a inspiração para a criação.
O fim de semana desta festa anual já é por natureza um evento condutivo ao extravasar de energias e curiosidade próprios dos mais novos, com todos os concertos, atividades ao ar livre e performances coloridas e inusitadas. Mas, do programa deste ano, destacamos os seguintes eventos para os mais novos:
1 e 2 de Junho — 10:30
Aniki Bóbó, de Manoel de Oliveira
Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Para além de se tratar da primeira longa-metragem de ficção de Manoel de Oliveira, Aniki-Bobó tornou-se o mais querido e popularizado dos filmes do realizador, muito devido à trama infantil que adapta o conto de João Rodrigues de Freitas, “Os Meninos Milionários” e à escolha dos atores-crianças que o protagonizam.
1 de Junho — 11:00, 12:00, 13:00
“Pudesse eu não ter laços nem limites”
Galeria Contemporânea
Projeto multidisciplinar que envolve teatro, música, dança e videomapping e resulta num espetáculo que introduz o público às noções poéticas e políticas da liberdade através da obra de Sophia de Mello Breyner.
As celebrações arrancam com um longo fim de semana nos Jardins do Palácio de Cristal. De sexta a domingo vão ser mais de meia centena de atividades tão diversas como concertos, oficinas e desporto. Destacamos aqui apenas alguns dos muito programas disponíveis em detalhe aqui na Agenda:
Espaço Mini São João
Compreende diversas oficinas para criações em papel e cerâmica, em que todos os pequenos participantes irão contribuir para construir um cenário junino.
Mini Porto Blues Fest
2 de junho, 11:00
Todos os anos, o Porto Blues Fest ocupa a Concha Acústica com propostas para todos os gostos. A pensar nisso, e numa parceria com a Academia de Guitarra do Porto, será organizado um mini festival com as músicas de graúdos interpretadas pelos alunos da Academia.
Exposição de Veículos e Meios de Emergência
Oportunidade única para as crianças verem num só local todos os carros coloridos de bombeiros e polícia — e até experimentar como é estar dentro de cada um!
O Batalha volta a projetar o filme estreado o ano passado. Os Amigos do Gaspar é fruto de um trabalho meticuloso de restauro das marionetes do icónico programa de televisão infantil dos anos 80, e conta uma nova história na cidade do Porto dos dias de hoje.
No mesmo dia, de manhã, terá lugar uma visita às instalações do Batalha preparada especialmente para famílias.
Recycled é a versão itinerante da banda CRASSH, levando ao público toda a sua energia e interação. É um tipo de performance peculiar para miúdos e graúdos, divertido e cheio de surpresas, explorando sonoridades dos baldes, capacetes ou interagindo musicalmente com o público e objetos que se cruzam no seu caminho.
Neste dia inicia também no Mercado a instalação sonora "Phonopentatube", que estará a brindar os visitantes com a sua melodia até ao dia 5 de junho.
Pela mão da Oficina Sibila, um projeto de educação artística com raízes na arte contemporânea, a Galeria Municipal do Porto vai organizar uma oficina de construção de amuletos.
Munidos de cordel, folhas, galhos, ramos, pedras, paus, terra, barro, água e pigmentos naturais, as crianças farão pequenos objetos que vão ajudar a proteger os animais que povoam os jardins do Palácio de Cristal.
A primeira passagem pelo porto do célebre youtuber Enaldinho acontece no Coliseu do porto com o espetáculo "O Mistério do Circo".
No memso dia, de manhã, o Coliseu recebe, na sua programação infantil do Salão Ático, a exploração da história "7 Vidas", de Pedro Soromenho e Carlo Giovani.