PT
Em abril, há centenas de eventos a acontecer na cidade que se constituem como boas razões para sair de casa – faça chuva ou faça sol. Destaque para a programação da 9.ª edição do DDD – Festival Dias da Dança, com 27 espetáculos e meia centena de récitas. Um dos espetáculos que estreiam neste festival é Os Gigantes, de Victor Hugo Pontes & Dançando com a Diferença. O coreógrafo e encenador contou-nos que esta peça “chega como um sonho coletivo, onde realidade e fantasia se misturam”. Para ler na rubrica Quem conta o Porto acrescenta um ponto.
A dança contemporânea é, precisamente, o foco da programação da associação A PiSCiNA, sediada na antiga piscina do Sport Club do Porto, e que visitámos no Código Postal 4000 e Tal.
80 é o número de velas que o Cineclube do Porto, o mais antigo do país, sopra este mês. Fomos saber que atividades estão previstas ao longo do ano para assinalar a efeméride.
E porque ler é liberdade – e à boleia do Dia Internacional do Livro Infantil, assinalado a 2 de abril, data de aniversário de Hans Christian Andersen, conhecido autor de contos infantis –, a reportagem deste mês é sobre livrarias dedicadas aos pequenos leitores. Fomos conhecer três livrarias infantojuvenis independentes da cidade – Ave Azul, Papa-Livros e Salta Folhinhas.
Na rubrica Conjugar o Porto, passarinhámos com Ana Deus pelas suas memórias da cidade. A artista, que está prestes a lançar o novo álbum dos Três Tristes Tigres, partilhou recordações de locais como o Rivoli.
© Rui Meireles
Na Portografia, fazemos um retrato ao “Bairro da Bouça”, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira, um exemplo do processo revolucionário português e da habitação social produzida durante o período do SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), até ao final de 1976.