PT

EN
Reportagem
Batalha de caneta em riste
Batalha Quiz
Batalha Quiz

É a última terça-feira do mês, e o bar do Batalha Centro de Cinema ainda está sereno, bem iluminado, e com a Rádio Yé Yé a tocar em fundo. Guilherme Cobretti e Jay Toso já por ali andam a preparar a arena — e, sim, estes são apenas os nomes de guerra, não os nomes reais.

Guilherme Silva e Luís Sá já circulam no submundo do quiz desde 2011, ao início apenas como participantes, mas pouco depois já como quizmasters — ou seja, os anfitriões de um jogo de perguntas sobre cultura pop e conhecimento geral em que diversas equipas competem para, silenciosamente, irem anotando o maior número de respostas corretas. "De certa forma, é como praticar uma modalidade desportiva, só que não cansa as pernas", sintetiza Jay Toso.


Em 2011 o formato de quiz estava ainda a entrar timidamente na cidade. Originalmente trazido ao Porto pelo Breyner 85, cedo alastrou para outro espaço de referência no circuito da “pergunta rápida e resposta lenta”, a Casa da Madeira. Nos dias de hoje, é possível encontrar quizzes nos mais diversos locais, de cervejarias a centros comerciais. O modelo do Batalha Quiz é o de um quiz temático: focado em cinema, e com algumas perguntas que se cruzam com a programação do Batalha, divide-se em duas partes, de 25 perguntas cada.

Batalha Quiz

Jay Toso e Guilherme Cobretti, © Nuno Miguel Coelho

Batalha Quiz

© Nuno Miguel Coelho

Pergunta 8 — Que actor dá a voz a Mr. Fox em Fantastic Mr. Fox (2009)?


Ainda não são dez da noite e começam a entrar os mais devotos, começando a ocupar as mesas mais perto da tela de projeção. Em dias de maior afluência, é necessário espalhar alguns puffs para acomodar todos os participantes. Guilherme, Jay e alguns membros da equipa do Batalha distribuem as folhas de resposta pelas várias mesas, com olho atento para pessoas ainda sem equipa, ou equipas demasiado numerosas e que podem ter os seus membros distribuídos.


As luzes da sala adotam tons escuros, conspiratórios. Guilherme assume a posição junto à tela de projeção, lendo em voz alta as regras do jogo. As conversas esmorecem, e começam a ouvir-se as cadeiras a arrastar sobre o chão de madeira, formando semicírculos voltados para a ação — não pela leitura das regras, já sabidas de cor, mas porque o jogo está prestes a começar. A última regra é a regra de ouro, e também a regra que torna todo aquele momento partilhado invulgar: não é permitido o uso do telemóvel no decurso do jogo.

Pergunta 11 — Qual a única realizadora nomeada este ano para um Óscar de Melhor Realização?


As perguntas sucedem-se, com um ritmo que dá espaço para a ansiedade de quem tem a resposta na ponta da língua, precisando apenas de um ligeiro refrescar de memória. Os esforços de busca de informação nos cantos recônditos do cérebro manifestam-se de diversas formas físicas: roendo a caneta, massajando as têmporas, fixando um ponto no teto e tentando encontrar ali o nome do realizador alemão do qual até já viram um ou dois filmes. Nalgumas equipas a discussão é acesa, procurando eliminar possibilidades e tentando chegar à reposta pela lógica. Discussões, no entanto, tidas a muito baixo volume, para não beneficiar a equipa sentada ao lado.

Batalha Quiz

© Nuno Miguel Coelho

Batalha Quiz

© Nuno Miguel Coelho

Pergunta 27 — Como se chama o papagaio de Jafar, com voz de Gilbert Gottfried, em Aladdin (1992)?


Quando se dá o intervalo, há quem se atire ao recuperado direito de usar o próprio telefone para responder às mensagens acumuladas ou ver o que de novo há nas redes sociais, mas são poucos — a maioria está já a verificar quantas respostas corretas escreveram na folha entretanto entregue aos quizmasters. Há pequenos momentos de eureka aqui e ali: barro atirado à parede que afinal grudou, respostas que não se arriscaram e que até estariam corretas, e recriminações bem-humoradas de quem não viu a sua proposta de resposta, afinal correta, aceite pelo resto da equipa. O bar recupera som de vozes, movimento, e a fila para ir buscar uma bebida engrossa.

Pergunta 43 — Como se chama o personagem principal de Police Academy (1984)?


Retomado o jogo, nota-se no segundo lote de perguntas um maior pendor geek, com perguntas que oscilam entre a alta e a baixa cultura, tão depressa incidindo em cinema europeu como em filmes japoneses de monstros kaiju. Os próprios quizmasters admitem notar-se uma voz autoral entre as partes, redigidas por cada um. Mas esta voz não compromete uma consistência no perfil das perguntas, uma vez que ambos estiveram nas mesmas “escolas” de quiz, embora em equipas diferentes — Guilherme habitualmente na equipa Guilicious, e Jay na equipa Borussia do Outro Mundo. Nem todas as perguntas são de resposta direta: nalgumas é necessário identificar o diálogo que se ouve, noutras identificar um filme apenas por um fotograma, e noutras ainda procurar o que existe em comum entre várias imagens. 

Batalha Quiz

© Nuno Miguel Coelho

“Em sétimo lugar, com 35 respostas corretas...”


Ao final da noite, estando já todas as folhas de resposta corrigidas, procede-se à leitura, por ordem crescente, da posição de cada equipa. Há uma ronda de aplausos respeitosa para cada equipa, seguida de um silêncio grávido de expectativa — somos nós? Acertamos mais do que estes?


Nota-se um certo alívio à medida que a listagem se aproxima do topo da tabela: por pior que tenha corrido, quem ainda espera saber a sua posição sabe que está num lugar de respeito. Por fim, chega-se à equipa vencedora, com 45 respostas corretas: os BJHB (iniciais de cada membro). A recompensa são bilhetes para sessões no Batalha Centro de Cinema. Mas, como o próprio texto de apresentação do Batalha Quiz aponta, o verdadeiro prémio é o direito de se vangloriarem da vitória — pelo menos até ao mês seguinte. 

por Ricardo Alves

Batalha Quiz

© Nuno Miguel Coelho

Respostas às perguntas citadas:

Pergunta 8 — George Clooney

Pergunta 11 — Justine Trier

Pergunta 27 — Iago

Pergunta 43 — Mahoney

Partilhar

LINK

Relacionados

agenda-porto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile