CIDAAD – Ciclo de Cinema Alemão é o título do novo ciclo de cinema alemão organizado pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Académico) em colaboração com o Goethe-Institut Portugal e a Casa Comum da Reitoria da U.Porto.
No contexto global atual, os meios de comunicação estão saturados com uma infinidade de relatórios, imagens e documentários que revelam claramente uma verdade: quem possui poder é frequentemente tentado a abusar dele; quem tem pouco ou nenhum poder é ignorado ou sistematicamente e até marginalizado. De que forma são estas dinâmicas sociais retratadas no cinema alemão?
Este ciclo proporcionará a oportunidade de construir uma ponte entre clássicos e obras modernas do cinema alemão, entendendo-os como testemunhos culturais e meios de reflexão crítica que abrem o diálogo sobre questões sociais e culturais contemporâneas. Após algumas das sessões, haverá espaço para debate entre o publico e especialistas convidados.
Todos os filmes serão exibidos na língua original com legendas em inglês. Classificação etária recomendada: M16.
Entrada livre.
---------------------------
Dia 12 NOV’24 | 18h00
The Testament of Dr. Mabuse, de Fritz Lang (1933)
Alemanha / 122 min / Suspense-thriller /M16
Sinopse:
O génio de crime Dr. Mabuse (Rudolf Klein-Rogge) está internado em um sanatório. Lá, ele elabora incessantemente, como um louco, planos de assassinatos e terror. Seu legado é um testamento com instruções para cometer crimes. Através de habilidades telepáticas, ele manipula as pessoas ao seu redor e continua a espalhar medo e terror, mesmo após sua morte. O comissário Lohmann (Otto Wernicke) depara-se com um enigma. Quem está transmitindo as ordens de Dr. Mabuse? Será que ele ainda pode impedir a criação de um “reinado do crime”? Fritz Lang lançou com O Testamento do Dr. Mabuse a base para o gênero atual de filmes de crime e mistério. O filme foi proibido pelos nazistas antes mesmo de sua estreia em 1933.