“A minha primeira exposição individual é sobre minha cara metade, Susana. Há cinco anos nos encontramos no centro do mundo, com as mãos na mesma posição. Era um sinal entre nós. Hoje a encontro tão vividamente em meus sonhos de meio-dia. Sua claridade quase apagou com a luz dos meus olhos, é tão forte, como um soco de fogo na boca do estômago. É fisicamente desconfortável absorver toda a sua irradiação, assim sendo a única forma de existir, eu vou sair para que você possa entrar no meu lugar.”
Com a utilização do alter-ego Susana Estrada, Sophia trabalha o conceito de “Self-lie”. Num estilo de criação de identidade digital ao estilo de Cindy Sherman, Sophia cria narrativas e momentos de vida fictícios para o seu alter-ego onde coloca em perspectiva uma visão feminista social do quotidiano e das suas acções no contexto das redes sociais.
Irá apresentar “Self-lie + Escultura do Pensamento Performático” onde fará a transposição dasua presença digital para um contexto físico, através da uma ideia de escultura performática. A materialização do seu alter-ego digital.
Biografia:
Sophia Cavalcante é uma artista que trabalha com a performance cotidiana em simultâneo com investigações que aproximam a ficção e a realidade como motor da performance. Por função, trabalha em partido de uma performance escultórica e informal, inserindo conceitos associados a performance do pensamento como meio de emancipação do objeto escultórico. Em 2020 insere o alter ego Susana Estrada como veículo de exploração da performance social.
Com apoio do programa Criatório da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A