O Salão Árabe do Palácio da Bolsa volta a abrir portas para acolher os solistas da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, num concerto que assinala a chegada da Primavera e presta homenagem ao clarinete.
Como refere a Casa da Música na sinopse desta apresentação, ao longo dos séculos, a relação com os instrumentos foi-se transformando: enquanto uns mantiveram os compositores apaixonados, outros acabaram por ser votados ao esquecimento. Entre os primeiros, destaca-se o clarinete que acabaria por se afirmar numa ampla diversidade de géneros musicais.
Neste concerto, evoca-se a ligação especial que Mozart estabeleceu com este instrumento, através da interpretação de uma das suas obras mais admiradas e que foi dedicada ao amigo e famoso clarinetista, Anton Stadler. Na segunda fase do evento, os solistas da Sinfónica apresentam a obra Dos ramos à raiz, da autoria de Luís Tinoco, compositor recentemente distinguido com o Prémio Pessoa 2024.
A entrada para o espetáculo é gratuita, mas está sujeita a marcação prévia e é limitada ao número de lugares disponíveis.