O gamelão é um instrumento coletivo tradicional, originário da Indonésia, que transporta quem o ouve para dimensões fascinantes. A Casa da Música tem um exemplar e coloca-o em palco para Last Spring in Toronto, peça de James Tenney que desafia a orquestra a entrar em diálogo com aquele instrumento único e de timbres penetrantes. Uma rara oportunidade para ouvir a única composição conhecida para gamelão e orquestra. Na mesma tarde, a Orquestra Sinfónica interpreta duas novas obras encomendadas pelo World New Music Days, o festival da Sociedade Internacional de Música Contemporânea que este ano acontece por cá, entre Porto e Lisboa. Também em primeira audição nacional, Fatimah/Jubilation of Flowers, de Liza Lim, é a terceira parte de um ciclo orquestral que celebra três mulheres: Fatimah, sinónimo de luz, é o nome da filha mais nova de Maomé. Num programa cheio de novos sons, há tempo para revisitar Esta Montanha já foi fogo, composição de João Caldas inspirada na Montagne Sainte-Victoire, pintada por Paul Cézanne inúmeras vezes, e na força das coisas que o artista procurava capturar.