Mundialmente conhecido pelas suas pinturas e esculturas, Pablo Picasso dedicou uma parte significativa da sua vida à cerâmica, transformando e elevando este meio artístico com a sua visão inovadora e criatividade.
Desde os seus primeiros trabalhos às últimas criações, as cerâmicas de Picasso revelam uma imaginação sem limites, onde as formas e cores dialogam de maneira exuberante e surpreendente. Cada peça exposta é uma janela para o espírito experimental e para a incansável busca pela expressão artística que caracterizaram a vida e obra de Picasso.
“Ao trazer esta coleção única dos EUA para o nosso espaço, pretendemos não só enriquecer a oferta cultural do Museu dos Clérigos, como também contribuir para afirmar e potenciar a cidade do Porto enquanto um epicentro de excelência cultural, no panorama internacional das artes, onde o património histórico se funde harmoniosamente com a arte contemporânea”, afirma o Padre Manuel Fernando, Presidente da Irmandade dos Clérigos. “Estamos convictos de que esta exposição oferece uma experiência memorável e inspiradora ao nosso público português e também a todos os visitantes dos vários cantos do mundo”.