A 27 de março de 2025, o Ensemble – Sociedade de Actores e a Casa Comum (Reitoria da Universidade do Port) comemoram o Dia Mundial do Teatro durante 3 dias!
O FIM-DE-SEMANA COM O ENSEMBLE será preenchido com a exibição dos filmes de três espetáculos. No final de cada sessão, haverá uma conversa informal com os criadores e o público moderada pela vice-reitora para a Cultura da Universidade do Porto Dra. Fátima Vieira.
Este será um fim-de-semana de festa e de generoso diálogo intercultural entre os artistas e o público.
A entrada é livre!
_______________________________________________
Dia 27 de março | 21h30
Mulheres de Shakespeare, de Fátima Vieira e Matilde Real
Encenação: Carlos Pimenta
Realização: Tiago Sousa
Conversa com Carlos Pimenta, Emília Silvestre, Sofia Faria Fernandes, Ricardo Pinto, Matilde Real e Tiago Sousa
Moderação: Fátima Vieira
Sinopse
Os papéis femininos são marcantes nas obras de Shakespeare. Embora relegadas para segundo plano – por contingências certamente mais sociais do que dramatúrgicas – o autor inglês mostra-nos, apesar de tudo, como influenciam de forma decisiva as decisões dos homens, que se assumem como centro de decisão e poder. Afinal, o que representa e qual a relevância do espírito feminino na obra de Shakespeare e como se define num contexto assumidamente masculino que impedia as próprias mulheres de se apresentarem em cena?
Neste texto de Fátima Vieira e Matilde Real, encenado por Carlos Pimenta e realizado por Tiago Sousa e Luís Pereira na Sala Luis Miguel Cintra do São Luiz Teatro Municipal, constrói-se um espaço onde Miranda analisa a presença da mulher em algumas das principais peças da dramaturgia shakespeareana.