O INSTITUTO apresenta o projeto “Máquina de toque”, de Soraia Gomes Teixeira, uma exposição – laboratório, que oferece uma experiência material centrada no exercício do toque. “Máquina de toque” é um objeto que autoriza um corpo a ser tocado. Este objeto funciona como máquina de revelação de tensões nas reações, nos gestos e nos comportamentos que emergem da proximidade inusitada.
Soraia Gomes Teixeira (1990) vive e trabalha no Porto de forma independente. A sua prática de projeto têm por base a investigação e a exploração contínua de diversas matérias de caráter social que nos últimos trabalhos, se debruçam sobre os comportamentos sociais e relacionais humanos. Através dos objetos e por vezes do seu lado simbólico, o seu trabalho levanta questões, propõe possibilidades e hipóteses de relação entre pessoas e entre os tempos passado e futuro. Atualmente, a par da sua prática profissional, é professora convidada de Design na Universidade do Minho e frequenta o doutoramento de Investigação em Arte e Design do EINA - Centre Universitari de Disseny i Arte de Barcelona e Universitat Autònoma de Barcelona.
A exposição está patente até 17 de novembro, de 4ª a 6ª feira, das 10h às 18h, ou por marcação.
No dia 17 de novembro (domingo), excecionalmente, poderá ser visitada entre as 15h e as 18h, com a presença da designer, no âmbito do evento Circuitos’24, organizado pela Ágora.
Organização: INSTITUTO, paulo moreira architectures
Apoio: Direção-geral das Artes, panoramah!, Oficina Mescla, TAU!