CIDAAD – Ciclo de Cinema Alemão é o título do novo ciclo de cinema alemão organizado pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Académico) em colaboração com o Goethe-Institut Portugal e a Casa Comum da Reitoria da U.Porto.
No contexto global atual, os meios de comunicação estão saturados com uma infinidade de relatórios, imagens e documentários que revelam claramente uma verdade: quem possui poder é frequentemente tentado a abusar dele; quem tem pouco ou nenhum poder é ignorado ou sistematicamente e até marginalizado. De que forma são estas dinâmicas sociais retratadas no cinema alemão?
Este ciclo proporcionará a oportunidade de construir uma ponte entre clássicos e obras modernas do cinema alemão, entendendo-os como testemunhos culturais e meios de reflexão crítica que abrem o diálogo sobre questões sociais e culturais contemporâneas. Após algumas das sessões, haverá espaço para debate entre o publico e especialistas convidados.
Todos os filmes serão exibidos na língua original com legendas em inglês. Classificação etária recomendada: M16.
Entrada livre.
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Dia 10 DEZ’24 | 18h00
Love, Deutschmarks and Death, de Cem Kaya (2022)
Alemanha / 102 min. / Documentário
Sinopse
Com o acordo de recrutamento com a Turquia em 1961, chegaram à Alemanha não só as pessoas, mas também a música dos trabalhadores imigrantes. O denso ensaio documental de Cem Kaya é uma aula sobre a história contemporânea turco-alemã: trabalhos em linhas de montagem, saudades de casa e a vinda das famílias, o bazar na estação elevada de Bülowstraße em Berlim, xenofobia e racismo, as canções nostálgicas dos primeiros anos e o hip-hop da era pós-reunificação. Tudo isso é contado pelos músicos, começando com Metin Türköz e Yüksel Özkasap, passando pelos psicadélicos Derdiyoklar até ao rapper Muhabbet, que chegou às tabelas de sucesso. A sua música desenvolveu-se à margem das bandas alemãs, sempre sustentada pela comunidade turca e as suas necessidades. Fala-se da Rádio Yilmaz, de várias editoras de cassetes, do exílio alemão do roqueiro de protesto Cem Karaca e de bandas de casamento que também cantam em curdo e árabe para satisfazer o mercado. A extensa pesquisa de arquivo e o interesse pela cultura popular turca são temas recorrentes na obra de Cem Kaya. Com “Liebe, D-Mark und Tod” (“Aşk, Mark ve Ölüm”), ele cria um compêndio cinematográfico ritmado e cheio de vida sobre a música turca na Alemanha. (Fonte: 72.º Festival Internacional de Cinema de Berlim )
Debate com Bruno Vial; Moderação: Katharina Baab (DAAD) & José Rios (Goethe-Institut Portugal)