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LIÇO: a reaver o fio à meada
LIÇO: a reaver o fio à meada
Beatriz Lerer Castelo, Diana Gil, Mariana Anacleto, Teresa Costa, Vera Morais
LIÇO: a reaver o fio à meada
“A reaver o fio à meada” é um projeto do coletivo interdisciplinar LIÇO - Beatriz Lerer Castelo, Diana Gil, Mariana Anacleto, Teresa Costa, Vera Morais. Sob a forma de uma instalação performativa, exploramos a intersecção entre os ofícios da lã e o canto a vozes, destacando o papel da mulher em ambas as artes. No património português observamos estas duas expressões artísticas como indissociáveis, e é esta a abordagem que manifesta a performance: as várias camadas sonoras - o pingar da água da lã recém-lavada, o som de cardas, rodas e teares - entrelaçam-se em contraponto com as nossas vozes, ora em cantigas sobre os lavores femininos e da lã, ora improvisando linhas melódicas a partir das linhas têxteis, e vice-versa. No decorrer de “um dia inteiro”, à medida que as linhas das canções se cruzam com as linhas dos padrões têxteis, encontramos neste cenário imersivo um lugar que procura servir como catalisador do esforço coletivo, que nos aproxima das mulheres que nos antecederam através do gesto e da voz. Este trabalho foi desenvolvido durante uma residência no CURA – espaço d’A Música Portuguesa a Gostar dela Própria.
15
Mar
2024
2024-03-15T19:30:00Z
2024-03-15T22:00:00Z
Fisga Garden
19:30

+Cal

3 €
R. do Bonjardim, 1160

Mais info

LIÇO: a reaver o fio à meada
Performance
Animais Permitidos
“A reaver o fio à meada” é um projeto do coletivo interdisciplinar LIÇO - Beatriz Lerer Castelo, Diana Gil, Mariana Anacleto, Teresa Costa, Vera Morais. Sob a forma de uma instalação performativa, exploramos a intersecção entre os ofícios da lã e o canto a vozes, destacando o papel da mulher em ambas as artes. No património português observamos estas duas expressões artísticas como indissociáveis, e é esta a abordagem que manifesta a performance: as várias camadas sonoras - o pingar da água da lã recém-lavada, o som de cardas, rodas e teares - entrelaçam-se em contraponto com as nossas vozes, ora em cantigas sobre os lavores femininos e da lã, ora improvisando linhas melódicas a partir das linhas têxteis, e vice-versa. No decorrer de “um dia inteiro”, à medida que as linhas das canções se cruzam com as linhas dos padrões têxteis, encontramos neste cenário imersivo um lugar que procura servir como catalisador do esforço coletivo, que nos aproxima das mulheres que nos antecederam através do gesto e da voz. Este trabalho foi desenvolvido durante uma residência no CURA – espaço d’A Música Portuguesa a Gostar dela Própria.

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