“LEMBRETE: Entrevista de emprego, 9 Novembro 16-19h” é um momento de entrevistas-fictícias para o espectador, para o cargo/função de espectador. São apresentadas as condições do cargo e posteriormente apresentadas as cláusulas presentes no “contrato de atenção entre a artista e o espectador”. Numa nota mais séria, são conduzidas entrevistas-tipo de 10 minutos. Propõe-se uma interação direta com a artista, um-a-um. O cariz performativo é ligado à receptividade do espectador e o momento da entrevista em si é o trabalho.
Sofia Moço Novo (Coimbra, 2000) é artista plástica e mora no Porto. Tropeça todos os dias. Ri-se de piadas que vai encontrando e anota expressões, gírias e ideias para anúncios publicitários. Entusiasma-se muito. Se tem algo a dizer, talvez esteja por aqui - um convite.
O seu projeto de mestrado “Como Conquistar Com Humor” utiliza a linguagem publicitária como formato artístico e explora o humor e o entretenimento enquanto motores para tratar o assunto da atenção na arte contemporânea. A abordagem destes elementos enquanto descompressores face à relação entre espectador-artista começa a aliciar a Sofia para pensar em novas maneiras de se estabelecerem estas relações e de certa forma conseguir potenciar uma experiência mais próxima e interativa com quem se predisponha a ver. É isto que a Sofia também quer começar a sugerir - que nos possamos encurralar, e que o escolhamos fazer.
Teve a sua primeira exposição individual na galeria do sol, em 2023. Desde 2019 que expõe coletivamente. Recentemente expõe no CAPC, com o trabalho "distribuições de bons presságios", na exposição coletiva "É Urgente o Amor", patente até Dezembro de 2024.