O cinema é uma das formas de expressão e experiência artísticas mais impactantes para crianças e jovens. Neste sentido, a terceira sessão de 2025 do Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa” terá como tema "Inclusão e diversidade na educação para o cinema". Pedro Alves, docente da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, vai partir da relevância educativa do cinema para chegar a diferentes propostas de integração do cinema na educação, direcionadas sobretudo para a fundamental salvaguarda da inclusão e da diversidade. Esta sessão, promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, realiza-se a 10 de abril, pelas 18h30, na Biblioteca da Fundação de Serralves.
“A força dos meios de comunicação audiovisual na vida contemporânea releva a importância da sétima arte no desenvolvimento de um olhar e pensamento crítico sobre imagens e sons,” explica Pedro Alves, que além de docente é também vice-diretor da Escola das Artes e investigador do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa. “Diversos programas e projetos em curso promovem a educação para o cinema, dentro e fora das escolas, entre a fruição e a prática, mas nem sempre com a capacidade de incluir todas as comunidades ou de derrubar diferentes barreiras geográficas, culturais ou sociais,” acrescenta.
A sessão “Inclusão e diversidade na educação para o cinema” integra o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, que decorre no próximo dia 10 de abril, às 18h30, na Biblioteca da Fundação de Serralves. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia