‘Crosspiece’ é o projeto da dupla Theodora Laird e Caius Williams. Através de material composto e improvisado, eles examinam as tensões e fragilidades do dualismo.
“Um diálogo improvisado, em que cada parte se move em torno da outra de uma forma que lembra a sensação de segurar dois ímãs próximos nos mesmos pólos: algo invisível os mantém separados e trêmulos” Lucy Thraves, The Wire (agosto de 2024)
“Um dueto espartano entre a vocalista Theodora Laird e o baixista Caius Williams, repleto de loucuras de free jazz e linhas de baixo hipnóticas. Os vocais de Laird alternam entre observações vazias pós-punk, uivos banshee e ginástica mezzo soprano. Extraordinário e único.” John Lewis, The Guardian.
Theodora Laird é vocalista e artista multidisciplinar. Os lançamentos de seu projeto solo ‘feeo’ receberam elogios da crítica. A prática de Theodora envolveu-se em conjunto com um interesse em situar narrativas dentro de músicas livremente improvisadas, especificamente através do envolvimento frequente na residência GRAIN.
Caius Williams é um músico que trabalha principalmente com música experimental e improvisada. Ele tem uma dupla colaborativa com Theodora Laird (‘Crosspiece’), projetos solo trabalhando com contrabaixo e guitarra barítono, tocou baixo em Lifetones (com Charles Bullen do This Heat) e toca guitarra barítono no projeto ‘feeo’ de Theodora. Caius também trabalha regularmente com muitos dos improvisadores notáveis de Londres, incluindo Steve Noble, Tara Cunningham, Maggie Nicols, Tom Challenger, Mark Sanders e outros. Lançamentos recentes incluem ‘Gwannach’ (OTOROKU), ‘Crosspiece’ com Theodora Laird (Cherche Encore) e ‘Worn’, em trio com Tara Cunningham e Will Glaser.
Donativo para os músicos – 5 a 10 euros.
Para quem quiser, há jantar (vegano) – 7,50 euros.
Lotação limitada. Reserva aconselhada.
Os concertos no hotelier são promovidos pelos próprios artistas para divulgação do seu trabalho. Os donativos são a única retribuição, pelo que se agradece a generosidade de quem possa e queira dar um pouco mais.