O Museu Nacional Soares dos Reis e a associação Quarteirão Criativo assinalam o fim da primeira edição do projeto Afinidades no dia 9 de novembro, culminando em celebração e no tão aguardado anúncio da peça vencedora do concurso.
A programação de encerramento integra ainda o lançamento da publicação Afinidades na Joalharia Contemporânea, que documenta todo o percurso desta edição e cataloga a participação dos 18 artistas representados na exposição. Será também aberta a votação para a escolha do tema do Programa Afinidades 2025, promovendo uma nova fase de envolvimento com a comunidade.
Desde julho, a exposição "Afinidades na Joalharia Contemporânea", com curadoria de Inês Nunes, deu palco a artistas e joalheiros do quarteirão Bombarda, cujos objetos artísticos foram inspirados pela escultura "Busto de Firmino", de António Soares dos Reis, ligando o património do MNSR à produção artística contemporânea.
Este programa plurianual é desenvolvido pelo Museu Nacional Soares dos Reis em parceria com a Associação Quarteirão Criativo, contando com o mecenato do Super Bock Group e o apoio do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.