PT

EN
Espectrometrias
Gil Madeira
Espectrometrias
de Gil Madeira
Espectrometrias
Gil Madeira

"Espectrometria" é uma técnica científica usada para analisar e medir as propriedades da luz e outras formas de radiação eletromagnética enquanto interagem com uma amostra de matéria. Na sua essência, a espectrometria identifica e quantifica diferentes componentes da luz, dividindo-os num espectro de frequências ou comprimentos de onda específicos. Essa divisão permite a análise das características físicas e químicas da amostra, como sua composição e estrutura molecular.

Quando a luz branca passa através de um prisma ou retículo de difração, ela decompõe-se em diferentes raios de luz. A projeção desses raios emitidos num anteparo produz uma faixa de cores que vai desde o vermelho até o violeta, conhecida como espectro de emissão. A cor resultante está diretamente relacionada com o comprimento de onda da luz.

O movimento contrário também é possível e é o princípio do funcionamento dos ecrãs, onde a luz é produzida e combinada em vez de decomposta. Cada pixel é composto por três subpixels de luz – vermelho, verde e azul – cujas intensidades podem ser ajustadas de forma independente, são controlados eletronicamente para emitir luz em diferentes níveis de brilho. A combinação dessas intensidades em diferentes proporções cria uma vasta gama de cores visíveis ao olho humano, aproveitando o fenómeno da **síntese aditiva de cores**. Quando os três subpixels (R, G e B) estão no nível máximo de intensidade, eles produzem luz branca.

Já no campo da pintura, o desafio da cor vai além do entendimento físico da luz, aproxima-se do domínio da experiência. As teorias de Goethe sobre a cor inspiram uma concepção da pintura como algo além da decomposição científica das suas propriedades, desafiando a ideia de que a cor seja apenas uma manifestação física. Para Goethe, a cor é uma experiência que envolve sensação e contexto – é, portanto, um fenómeno psicológico e subjetivo. Na minha prática artística, busco algo similar: não só captar a luz, mas também construir uma presença sensorial e subjetiva da mesma.

A pintura, ao longo dos séculos, sempre refletiu uma relação direta com a técnica e com a tecnologia, mas o que me interessa é justamente a sua capacidade de escapar das lógicas estritamente racionais, contornando regras e construindo sentidos que operam fora dos limites do científico. Ao evocar luz e cor nas minhas obras, proponho não uma representação fiel, mas uma versão poética e artificial da realidade, encontrando soluções para tornar visível ou sensível aquilo que nos rodeia.

Persigo a ideia de que a luz pode ser não apenas captada, mas tornada presente, materializada na pintura, um desejo inatingível que acompanha a história desta prática. Procuro, mesmo que esteja fora do meu alcance, transcender a mistura física dos pigmentos e aproximar-me uma e outra vez daquilo que é imaterial. - Gil Madeira

22
Nov
18
Jan
2024-11-22T17:00:00Z
2025-01-18T19:00:00Z
Kubikgallery
R. da Restauração, 10

Mais info

Espectrometrias
Exposição
Animais Permitidos

"Espectrometria" é uma técnica científica usada para analisar e medir as propriedades da luz e outras formas de radiação eletromagnética enquanto interagem com uma amostra de matéria. Na sua essência, a espectrometria identifica e quantifica diferentes componentes da luz, dividindo-os num espectro de frequências ou comprimentos de onda específicos. Essa divisão permite a análise das características físicas e químicas da amostra, como sua composição e estrutura molecular.

Quando a luz branca passa através de um prisma ou retículo de difração, ela decompõe-se em diferentes raios de luz. A projeção desses raios emitidos num anteparo produz uma faixa de cores que vai desde o vermelho até o violeta, conhecida como espectro de emissão. A cor resultante está diretamente relacionada com o comprimento de onda da luz.

O movimento contrário também é possível e é o princípio do funcionamento dos ecrãs, onde a luz é produzida e combinada em vez de decomposta. Cada pixel é composto por três subpixels de luz – vermelho, verde e azul – cujas intensidades podem ser ajustadas de forma independente, são controlados eletronicamente para emitir luz em diferentes níveis de brilho. A combinação dessas intensidades em diferentes proporções cria uma vasta gama de cores visíveis ao olho humano, aproveitando o fenómeno da **síntese aditiva de cores**. Quando os três subpixels (R, G e B) estão no nível máximo de intensidade, eles produzem luz branca.

Já no campo da pintura, o desafio da cor vai além do entendimento físico da luz, aproxima-se do domínio da experiência. As teorias de Goethe sobre a cor inspiram uma concepção da pintura como algo além da decomposição científica das suas propriedades, desafiando a ideia de que a cor seja apenas uma manifestação física. Para Goethe, a cor é uma experiência que envolve sensação e contexto – é, portanto, um fenómeno psicológico e subjetivo. Na minha prática artística, busco algo similar: não só captar a luz, mas também construir uma presença sensorial e subjetiva da mesma.

A pintura, ao longo dos séculos, sempre refletiu uma relação direta com a técnica e com a tecnologia, mas o que me interessa é justamente a sua capacidade de escapar das lógicas estritamente racionais, contornando regras e construindo sentidos que operam fora dos limites do científico. Ao evocar luz e cor nas minhas obras, proponho não uma representação fiel, mas uma versão poética e artificial da realidade, encontrando soluções para tornar visível ou sensível aquilo que nos rodeia.

Persigo a ideia de que a luz pode ser não apenas captada, mas tornada presente, materializada na pintura, um desejo inatingível que acompanha a história desta prática. Procuro, mesmo que esteja fora do meu alcance, transcender a mistura física dos pigmentos e aproximar-me uma e outra vez daquilo que é imaterial. - Gil Madeira

Partilhar

LINK

Relacionados

Da secção

Arte e exposições
Freestyle Ceramics
Oficina de cerâmica
Squid Ink Works Freestyle Ceramics 07.01
Sessão de Desenho #11
Porto Drawing Club
Sessão de Desenho #11
Oficina de Nerikomi
técnica de cerâmica ancestral do Japão
Nerikomi 09.01
Impressão em Tetrapack
Impressão com Embalagens de Leite
Impressão em Tetrapack 09.01
30
Nov
10
Jan
2025
Aves do concelho de Esposende
Exposição de fotografia
Aves do concelho de Esposende
Arte e exposições

Gratuito

Exposição

Visita Orientada: Um percurso, 10 tesour...
MNSR Visita Orientada: Um percurso, 10 tesouros
Tempo do Meio e o Outono de Novo
Exposição de Suzana Azevedo
Instituto Pernambuco Porto Tempo do Meio e o Outono de Novo
Arte e exposições

Gratuito

Exposição

Visita orientada à exposição "Walki...
com Soraya Vasconcelos, fotógrafa e professora de fotografia na U...
[Serralves] - Visita Expo Walking thru the sleepy city
Mãe, quero ser artista
Feira de arte e ilustração
[Maus Hábitos] - Mãe, quero ser artista
Arte e exposições

Gratuito

Feira

Visita guiada à exposição "Superfíc...
com Aida Castro
Visita guiada à exposição com Aida Castro
Arte e exposições

Gratuito

Visita

agenda-porto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile