Drawing Things Together é o resultado de um intenso período de investigação, feito por artistas do projeto DRAWinU, em diferentes ambientes da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática na Universidade do Porto.
A exposição reúne uma seleção de desenhos num espaço híbrido de conhecimento, aberto por projetos de colaboração arte-ciência, onde os objetos, métodos e a epistemologia da ciência se encontram com a investigação artística. Estes projetos de desenho refletem diversas abordagens transdisciplinares, e negoceiam com as atitudes, representações visuais, quadros teóricos, procedimentos e tópicos em áreas tão variadas como a microbiologia, neurobiologia, medicina, desporto, engenharia, física, matemática, geografia e botânica, entre outras. O título vem do ensaio homónimo de Bruno Latour, e aponta para a profunda conexão entre visualização, inscrição e cognição na imaginação científica.
Com
David Lopes: Um Edifício em S. Vitor Que Nunca Existiu
Flávia Costa: Vetusto
Jorge Marques: Desenhos e representações para a entropia
Luís Espinheira: Grelha
Maria Catarina: Trifolium Cernuum
Maria Manuela Lopes: Sete porquês e mais um [n desenhos]_série_sete_porquês e mais um
Marina Vale Guedes: TOUCH MeD, DRAW MeD
Mário Bismarck: Desenhos dispersos em folhas dispersas de diários gráficos dispersos
Paulo Luís Almeida: Good Performance, Bad Performance
Pedro Alegria: We are not in Kansas Anymore
Sílvia Simões: Onde andam as sombras?
Tatiana Móes: Esta casa nem é de verdade
Vítor Silva: No estaleiro, os depósitos
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/ART-OUT/3560/2021. DOI 10.54499/PTDC/ART-OUT/3560/2021