A 27 de março de 2025, o Ensemble – Sociedade de Actores e a Casa Comum (Reitoria da Universidade do Port) comemoram o Dia Mundial do Teatro durante 3 dias!
O FIM-DE-SEMANA COM O ENSEMBLE será preenchido com a exibição dos filmes de três espetáculos. No final de cada sessão, haverá uma conversa informal com os criadores e o público moderada pela vice-reitora para a Cultura da Universidade do Porto Dra. Fátima Vieira.
Este será um fim-de-semana de festa e de generoso diálogo intercultural entre os artistas e o público.
A entrada é livre!
________________________________
Dia 28 de março | 21h30
Despe-te [Isabel], de Ella Hickson
Encenação: Pedro Galiza
Realização: Luís Porto
Conversa com Pedro Galiza, Emília Silvestre, Ricardo Pinto e Luís Porto
Moderação: Fátima Vieira
Sinopse
Isabel I foi a única mulher solteira que alguma vez governou a Inglaterra. E reinou com sucesso durante quarenta e quatro anos. O poder é um jogo e ela percebeu isso melhor do que ninguém. Não havia de ter homem, de ter dono, nem havia de gerar filhos. Não seria o que é suposto uma mulher ser, nem muito menos faria o que é aconselhável uma mulher fazer. Sobraria apenas a rainha que os séculos batizaram como virgem, pois à história é-lhe difícil distinguir a pessoa do género. Isabel foi simplesmente Isabel.
Este texto de Ella Hickson, encenado por Pedro Galiza e realizado por Luís Porto no espaço da inspiradora igreja do Mosteiro de São Bento da Vitória e no palco do Teatro Helena Sá e Costa, dá-nos um olhar eloquente e certeiro a temas contemporâneos sob um prisma histórico.