Integrada no projeto Opera Out of Opera 2, “Da Ponte by Mozart” traz a opera de regresso à ESMAE. A produção “Da Ponte by Mozart” é o trabalho conjunto e de cocriação de várias instituições que fazem parte de um consórcio internacional – O.O.O.2 (Opera Out of Opera 2) – e onde se incluem instituições de Ensino Superior de Música e Arte Dramática, tais como: Conservatório Santa Cecília, Roma; Mozarteum, Universidade de Salzburgo, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, P.PORTO, KHIO Oslo, Wallmuse, França e Nova Opera, Ucrânia. O projeto “Da Ponte by Mozart” pretende ser um testemunho da relevância duradoura do legado artístico e político de Mozart e de Da Ponte no que diz respeito à abordagem de temas significantes como, por exemplo, as relações de género e entre classes sociais, que ao serem enfatizadas neste processo de cocriação resultaram na unificação de três obras de Da Ponte e Mozart através de meta-história a que se deu o nome de: The Life of a Seducer (A Vida de um Sedutor). Este conceito foi idealizado com base nas entrevistas, documentos e memórias de Lorenzo Da Ponte dos seus últimos dias em Nova York, e a reflexão coletiva que daí resultou acabou fornecendo uma perspetiva única sobre as colaborações entre Mozart e Da Ponte ao explorar e aprofundar o processo criativo por eles desenvolvido e o apelo duradouro resultante destas obras. Na sua essência, o projeto “Da Ponte by Mozart” pretende sublinhar os aspetos mais flagrantes do sistema feudal através da narrativa de um homem que exerce o seu poder com o intuito de subjugar outros. Durante o processo de cocriação, a exploração desta temática foi realizada através de três trechos fundamentais das óperas de Mozart e Da Ponte, em que cada um vai destacando variadas dimensões da má conduta social e pessoal do sedutor. Através do uso inovador de tecnologias digitais e do foco no envolvimento interativo com o público, este projeto não só honra o legado artístico de Da Ponte e Mozart, como também torna a ópera mais viva e significativa para o público contemporâneo, refletindo sobre questões políticas atuais e conflitos universais. Ao explorar temas de poder, privilégio e género, oferece uma reflexão poderosa sobre o comportamento humano e as falhas sociais a ele subjacentes, tornando-o um empreendimento convincente e instigante. A “Vida de um Sedutor” está dividida em Três Partes: PARTE I – Don Giovanni ou The abuse of power (O abuso de poder); PARTE II – Le Nozze di Figaro ou The midlife crisis (A crise de meia-idade); e PARTE III, Così fan tutte ou Blame the women (A culpa é das mulheres). Così fan tutte – “A Culpa é das Mulheres” (Blame the Women) que será apresentado às 19h00 do dia 26 de outubro, no Teatro Helena Sá e Costa - ESMAE P. PORTO, explora o engano amoroso e sublinha as questões relacionadas com a infidelidade e as expectativas do papel da mulher na sociedade. Na conceção do encenador, António Durães: “Apaixonados e convencidos da reciprocidade dessa paixão, os jovens militares Guglielmo e Ferrando amam as irmãs Fiordiligi e Dorabella, jovens na casa dos quinze anos. Uma noite, acelerados pela carga etílica de um serão que é rampa de lançamento para vinte e quatro horas vertiginosas, apostam com um filósofo chamado Don Alfonso, a robustez dessa fidelidade. Durante 24 horas, industriados por Don Alfonso e de forma a cumprir os trâmites do contrato que celebraram, os dois rapazes, acolitados por Despina, põem em causa essa fidelidade. E é disso que a obra trata: os temas da infidelidade, questionando a instituição do amor romântico que alimentava a sociedade bem-pensante da época, o que fez com que só tardiamente esta ópera fosse reconhecida como a obra prima que efetivamente é. Os níveis de conhecimento e consciência da mentira que está a ser jogada (hoje talvez lhe chamássemos fake news) têm diferentes níveis e expõem de forma crudelíssima o universo feminino, queira isso dizer o que quer que seja. No fim, cumpridas as 24 horas nesta pista de velocidade que é esta estranha pista de circo, tudo se recompõe e o universo alinha-se como se nada tivesse acontecido. Mas o que foi afinal que aconteceu?” The Coordinator and Artistic Director of ESMAE Opera Studio and ESMAE Artistic Coordinator of O.O.O.2 Head of the Vocal Studies Professor Coordinator António Salgado