PT

EN
Da Ponte by Mozart parte dois
Joana Gonçalves
Da Ponte by Mozart
A Vida de um Sedutor: Parte III — A Culpa é das Mulheres
Da Ponte by Mozart parte dois
Joana Gonçalves
Integrada no projeto Opera Out of Opera 2, “Da Ponte by Mozart” traz a opera de regresso à ESMAE. A produção “Da Ponte by Mozart” é o trabalho conjunto e de cocriação de várias instituições que fazem parte de um consórcio internacional – O.O.O.2 (Opera Out of Opera 2) – e onde se incluem instituições de Ensino Superior de Música e Arte Dramática, tais como: Conservatório Santa Cecília, Roma; Mozarteum, Universidade de Salzburgo, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, P.PORTO, KHIO Oslo, Wallmuse, França e Nova Opera, Ucrânia. O projeto “Da Ponte by Mozart” pretende ser um testemunho da relevância duradoura do legado artístico e político de Mozart e de Da Ponte no que diz respeito à abordagem de temas significantes como, por exemplo, as relações de género e entre classes sociais, que ao serem enfatizadas neste processo de cocriação resultaram na unificação de três obras de Da Ponte e Mozart através de meta-história a que se deu o nome de: The Life of a Seducer (A Vida de um Sedutor). Este conceito foi idealizado com base nas entrevistas, documentos e memórias de Lorenzo Da Ponte dos seus últimos dias em Nova York, e a reflexão coletiva que daí resultou acabou fornecendo uma perspetiva única sobre as colaborações entre Mozart e Da Ponte ao explorar e aprofundar o processo criativo por eles desenvolvido e o apelo duradouro resultante destas obras. Na sua essência, o projeto “Da Ponte by Mozart” pretende sublinhar os aspetos mais flagrantes do sistema feudal através da narrativa de um homem que exerce o seu poder com o intuito de subjugar outros. Durante o processo de cocriação, a exploração desta temática foi realizada através de três trechos fundamentais das óperas de Mozart e Da Ponte, em que cada um vai destacando variadas dimensões da má conduta social e pessoal do sedutor. Através do uso inovador de tecnologias digitais e do foco no envolvimento interativo com o público, este projeto não só honra o legado artístico de Da Ponte e Mozart, como também torna a ópera mais viva e significativa para o público contemporâneo, refletindo sobre questões políticas atuais e conflitos universais. Ao explorar temas de poder, privilégio e género, oferece uma reflexão poderosa sobre o comportamento humano e as falhas sociais a ele subjacentes, tornando-o um empreendimento convincente e instigante. A “Vida de um Sedutor” está dividida em Três Partes: PARTE I – Don Giovanni ou The abuse of power (O abuso de poder); PARTE II – Le Nozze di Figaro ou The midlife crisis (A crise de meia-idade); e PARTE III, Così fan tutte ou Blame the women (A culpa é das mulheres). Così fan tutte – “A Culpa é das Mulheres” (Blame the Women) que será apresentado às 19h00 do dia 26 de outubro, no Teatro Helena Sá e Costa - ESMAE P. PORTO, explora o engano amoroso e sublinha as questões relacionadas com a infidelidade e as expectativas do papel da mulher na sociedade. Na conceção do encenador, António Durães: “Apaixonados e convencidos da reciprocidade dessa paixão, os jovens militares Guglielmo e Ferrando amam as irmãs Fiordiligi e Dorabella, jovens na casa dos quinze anos. Uma noite, acelerados pela carga etílica de um serão que é rampa de lançamento para vinte e quatro horas vertiginosas, apostam com um filósofo chamado Don Alfonso, a robustez dessa fidelidade. Durante 24 horas, industriados por Don Alfonso e de forma a cumprir os trâmites do contrato que celebraram, os dois rapazes, acolitados por Despina, põem em causa essa fidelidade. E é disso que a obra trata: os temas da infidelidade, questionando a instituição do amor romântico que alimentava a sociedade bem-pensante da época, o que fez com que só tardiamente esta ópera fosse reconhecida como a obra prima que efetivamente é. Os níveis de conhecimento e consciência da mentira que está a ser jogada (hoje talvez lhe chamássemos fake news) têm diferentes níveis e expõem de forma crudelíssima o universo feminino, queira isso dizer o que quer que seja. No fim, cumpridas as 24 horas nesta pista de velocidade que é esta estranha pista de circo, tudo se recompõe e o universo alinha-se como se nada tivesse acontecido. Mas o que foi afinal que aconteceu?” The Coordinator and Artistic Director of ESMAE Opera Studio and ESMAE Artistic Coordinator of O.O.O.2 Head of the Vocal Studies Professor Coordinator António Salgado
26
Out
2024-10-26T19:00:00Z
2024-10-26T21:00:00Z
Teatro Helena Sá e Costa
19:00
5 €
R. da Alegria, 503

Mais info

Da Ponte by Mozart parte dois
Famílias
Ópera
Integrada no projeto Opera Out of Opera 2, “Da Ponte by Mozart” traz a opera de regresso à ESMAE. A produção “Da Ponte by Mozart” é o trabalho conjunto e de cocriação de várias instituições que fazem parte de um consórcio internacional – O.O.O.2 (Opera Out of Opera 2) – e onde se incluem instituições de Ensino Superior de Música e Arte Dramática, tais como: Conservatório Santa Cecília, Roma; Mozarteum, Universidade de Salzburgo, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, P.PORTO, KHIO Oslo, Wallmuse, França e Nova Opera, Ucrânia. O projeto “Da Ponte by Mozart” pretende ser um testemunho da relevância duradoura do legado artístico e político de Mozart e de Da Ponte no que diz respeito à abordagem de temas significantes como, por exemplo, as relações de género e entre classes sociais, que ao serem enfatizadas neste processo de cocriação resultaram na unificação de três obras de Da Ponte e Mozart através de meta-história a que se deu o nome de: The Life of a Seducer (A Vida de um Sedutor). Este conceito foi idealizado com base nas entrevistas, documentos e memórias de Lorenzo Da Ponte dos seus últimos dias em Nova York, e a reflexão coletiva que daí resultou acabou fornecendo uma perspetiva única sobre as colaborações entre Mozart e Da Ponte ao explorar e aprofundar o processo criativo por eles desenvolvido e o apelo duradouro resultante destas obras. Na sua essência, o projeto “Da Ponte by Mozart” pretende sublinhar os aspetos mais flagrantes do sistema feudal através da narrativa de um homem que exerce o seu poder com o intuito de subjugar outros. Durante o processo de cocriação, a exploração desta temática foi realizada através de três trechos fundamentais das óperas de Mozart e Da Ponte, em que cada um vai destacando variadas dimensões da má conduta social e pessoal do sedutor. Através do uso inovador de tecnologias digitais e do foco no envolvimento interativo com o público, este projeto não só honra o legado artístico de Da Ponte e Mozart, como também torna a ópera mais viva e significativa para o público contemporâneo, refletindo sobre questões políticas atuais e conflitos universais. Ao explorar temas de poder, privilégio e género, oferece uma reflexão poderosa sobre o comportamento humano e as falhas sociais a ele subjacentes, tornando-o um empreendimento convincente e instigante. A “Vida de um Sedutor” está dividida em Três Partes: PARTE I – Don Giovanni ou The abuse of power (O abuso de poder); PARTE II – Le Nozze di Figaro ou The midlife crisis (A crise de meia-idade); e PARTE III, Così fan tutte ou Blame the women (A culpa é das mulheres). Così fan tutte – “A Culpa é das Mulheres” (Blame the Women) que será apresentado às 19h00 do dia 26 de outubro, no Teatro Helena Sá e Costa - ESMAE P. PORTO, explora o engano amoroso e sublinha as questões relacionadas com a infidelidade e as expectativas do papel da mulher na sociedade. Na conceção do encenador, António Durães: “Apaixonados e convencidos da reciprocidade dessa paixão, os jovens militares Guglielmo e Ferrando amam as irmãs Fiordiligi e Dorabella, jovens na casa dos quinze anos. Uma noite, acelerados pela carga etílica de um serão que é rampa de lançamento para vinte e quatro horas vertiginosas, apostam com um filósofo chamado Don Alfonso, a robustez dessa fidelidade. Durante 24 horas, industriados por Don Alfonso e de forma a cumprir os trâmites do contrato que celebraram, os dois rapazes, acolitados por Despina, põem em causa essa fidelidade. E é disso que a obra trata: os temas da infidelidade, questionando a instituição do amor romântico que alimentava a sociedade bem-pensante da época, o que fez com que só tardiamente esta ópera fosse reconhecida como a obra prima que efetivamente é. Os níveis de conhecimento e consciência da mentira que está a ser jogada (hoje talvez lhe chamássemos fake news) têm diferentes níveis e expõem de forma crudelíssima o universo feminino, queira isso dizer o que quer que seja. No fim, cumpridas as 24 horas nesta pista de velocidade que é esta estranha pista de circo, tudo se recompõe e o universo alinha-se como se nada tivesse acontecido. Mas o que foi afinal que aconteceu?” The Coordinator and Artistic Director of ESMAE Opera Studio and ESMAE Artistic Coordinator of O.O.O.2 Head of the Vocal Studies Professor Coordinator António Salgado

Partilhar

LINK

Relacionados

Da secção

Palcos
Qual é a Estação do Teu Coração?
com Astro Fingido & Companhias de Teatro Amador de Campanhã
Palcos

Gratuito

Teatro

Landscapes
com o coletivo Tutto Questo Sentire
[Serralves] - TUTTO QUESTO SENTIRE
Palcos

Performance

Da Ponte by Mozart
A Vida de um Sedutor Parte III – A Culpa é das Mulheres
Da Ponte by Mozart
Palcos

Famílias

Ópera

23
Out
26
Out
2024
A Conversation with the Sun (VR)
Apichatpong Weerasethakul
A Conversation with the Sun (VR)
Palcos

Espetáculo

Descontos Cartão Porto.

Terminal (O Estado do Mundo)
de Formiga Atómica
Terminal (O Estado do Mundo)
Palcos

Teatro

O Rouxinol
de Teatro Nacional de São Carlos
O Rouxinol
Palcos

Teatro

Orquestra Sinfónica ESMAE
interpreta obras de Copland e Bruckner
Orquestra Sinfónica ESMAE
Palcos

Famílias

Concerto

Antes que canalha caia em desuso
Mário Coelho
Palcos

Gratuito

Teatro

NEVA
Joana Magalhães
NEVA
Palcos

Famílias

Performance

"ocelo"
Daniela Cruz
ocelo
Palcos

Famílias

Performance

agenda-porto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile