PT
Músicas de tempos diferentes em cruzamentos de caminhos e geografias. O culto do “exotismo” no século XIX, no caso de Saint-Saëns, não foi apenas uma moda. Apaixonado pela Argélia, compôs uma suite inspirada no encontro de culturas daquele território então dominado pela França. A compositora Liza Lim foi buscar inspiração às ideias ecológicas e budistas da filósofa Joanna Macy, para uma peça dedicada à pianista Tamara Stefanovitch, que a interpreta neste final de tarde em estreia nacional. A segunda parte começa ao sabor da dança cubana e parte depois para um encontro entre o serialismo, o canto espiritual negro e o jazz, numa obra de Bernd Alois Zimmermann para trompete e orquestra que, em meados do século XX, pintou a realidade crua da condição afro-americana. Terminamos este programa apelativo com a energia que George Gershwin encontrou em Paris na década de 1920.
Mais info
Músicas de tempos diferentes em cruzamentos de caminhos e geografias. O culto do “exotismo” no século XIX, no caso de Saint-Saëns, não foi apenas uma moda. Apaixonado pela Argélia, compôs uma suite inspirada no encontro de culturas daquele território então dominado pela França. A compositora Liza Lim foi buscar inspiração às ideias ecológicas e budistas da filósofa Joanna Macy, para uma peça dedicada à pianista Tamara Stefanovitch, que a interpreta neste final de tarde em estreia nacional. A segunda parte começa ao sabor da dança cubana e parte depois para um encontro entre o serialismo, o canto espiritual negro e o jazz, numa obra de Bernd Alois Zimmermann para trompete e orquestra que, em meados do século XX, pintou a realidade crua da condição afro-americana. Terminamos este programa apelativo com a energia que George Gershwin encontrou em Paris na década de 1920.
Partilhar
FB
X
WA
LINK
Relacionados
Da secção
Gratuito
Concerto