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Miguel Sepúlveda é um destacado elemento da nova geração de maestros portugueses, com uma carreira que tem crescido de forma imparável desde que ganhou o Prémio Jovens Músicos, em 2022. Dirige um concerto de magníficas sinfonias, todas elas evocativas de tempos anteriores. Mendelssohn tinha apenas 14 anos quando escreveu a 10.ª Sinfonia para cordas, ainda antes de alcançar a fama, e nela ouve-se o espírito dos clássicos vienenses, como Haydn ou Mozart. Foi precisamente Haydn que influenciou várias obras de Mozart, tal como acontece no início da famosa Sinfonia “Haffner”. Mas o génio de Salzburgo cita-se também a si próprio, com um final baseado numa popular ária da ópera O Rapto do Serralho. Na sua última incursão sinfónica, Brahms elaborou uma espécie de testamento musical no qual condensou a herança do Barroco e do Classicismo nos moldes formais do Romantismo. A Sinfonia n.º 4 é um exemplo perfeito da forma como reinterpretava alusões musicais históricas nas suas obras: o quarto andamento incorpora um tema em forma de coral extraído de uma cantata de Bach, e constrói sobre ele um conjunto de variações.
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Miguel Sepúlveda é um destacado elemento da nova geração de maestros portugueses, com uma carreira que tem crescido de forma imparável desde que ganhou o Prémio Jovens Músicos, em 2022. Dirige um concerto de magníficas sinfonias, todas elas evocativas de tempos anteriores. Mendelssohn tinha apenas 14 anos quando escreveu a 10.ª Sinfonia para cordas, ainda antes de alcançar a fama, e nela ouve-se o espírito dos clássicos vienenses, como Haydn ou Mozart. Foi precisamente Haydn que influenciou várias obras de Mozart, tal como acontece no início da famosa Sinfonia “Haffner”. Mas o génio de Salzburgo cita-se também a si próprio, com um final baseado numa popular ária da ópera O Rapto do Serralho. Na sua última incursão sinfónica, Brahms elaborou uma espécie de testamento musical no qual condensou a herança do Barroco e do Classicismo nos moldes formais do Romantismo. A Sinfonia n.º 4 é um exemplo perfeito da forma como reinterpretava alusões musicais históricas nas suas obras: o quarto andamento incorpora um tema em forma de coral extraído de uma cantata de Bach, e constrói sobre ele um conjunto de variações.
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