PT
Ao longo do século XIX, «a vida musical urbana em Portugal foi em grande parte dominada pela ópera italiana – e em menor grau pela francesa – nos teatros S. Carlos e S. João, em Lisboa e no Porto (…) pelo amplo desenvolvimento de vários géneros de teatro musical ligeiro, desde a opereta ao vaudeville e à revista; e por uma intensa prática doméstica de música de salão por parte das classes média e alta, que consistia sobretudo em canções sentimentais, arranjos instrumentais de trechos operáticos e uma grande variedade de danças cosmopolitas como a valsa ou a polca», como afirma Rui Vieira Nery.
É neste contexto que Camilo Castelo Branco (1825—1890) toma contacto com a vida musical e boémia da cidade do Porto, uma vez que a partir de 1848 se fixa nesta cidade, decidido a dedicar-se ao jornalismo. Logo retoma a vida aventurosa de escritor romântico, dividida entre os cafés, os teatros, os salões da burguesia portuense e as redações dos jornais.
Partindo dos seus textos de crítica musical, pretende-se fazer ouvir obras de autores contemporâneos de Camilo, como é o caso de Nicolau Ribas e João Guilherme Daddi, e em alguns casos, amigos pessoais do mesmo, tais como Francisco Sá de Noronha. À moda dos saraus musicais novecentistas, as performances destes autores serão alternadas com leituras de pequenos textos de autoria de Camilo Castelo Branco e seguidas de uma breve conversa sobre o escritor celebrado e a vida musical no Porto do seu tempo.
PROGRAMA
SÁB 5 ABR, 16H
Intérpretes:
ELISEU SILVA (violino)
OLGA AMARO (piano)
ISABEL MARCOLINO (recitante)
PEDRO COUTO SOARES (músico e investigador sobre Camilo e a música no Porto)
Autores e obras musicais:
NICOLAU MEDINA RIBAS (1832—1900)
Romance Élégiaque Op. 4
La Plainte Op. 8
Duas Nuvens Op. 20
Il Saltarello Op. 21
Pene del Cuore Op. 22
La Précieuse Op. 38
Lamento Saudoso
Souvenir d’Amitié Op. 35
SÁB 12 ABR, 16H
Intérpretes:
JED BARAHAL (violoncelo)
BERNARDO SOARES (piano)
ISABEL MARCOLINO (recitante)
PEDRO COUTO SOARES (músico e investigador sobre Camilo e a música no Porto)
Autores e obras musicais
LUÍS DE FREITAS BRANCO (1890 — 1955)
Sonata para violoncelo e piano:
Muito moderado
ROBERT SCHUMANN (1810—1856)
Cinco Peças em Estilo Folclórico, Op. 102:
Mit Humor
Langsam
Nicht schnell, mit viel Ton spielen
Nicht zu rasch
Stark und markiert
GUSTAV FAURÉ (1845—1924)
Elegia, Op. 24
Après un Rêve, Op.7
DAVID DE SOUZA (1880—1918)
Berceuse, Op. 17
Mazurka Op. 21
Tarantela, Op. 12
SÁB 26 ABR, 16H
Intérpretes:
ANTÓNIO OLIVEIRA (piano)
LUÍSA BARRIGA (soprano)
ISABEL MARCOLINO (recitante)
PEDRO COUTO SOARES (músico e investigador sobre Camilo e a música no Porto)
Autores e obras musicais:
ARTHUR NAPOLEÃO DOS SANTOS (1843—1925)
Fragment de ballet «Ao caro amigo João de Rego Barros» (piano solo)
JOÃO GUILHERME DADDI (1813—1887)
Chant du gondolier Op. 57 (piano solo)
Tarantelle (piano solo)
J. VIANNA DA MOTTA (1868—1948)
«Adeus minha terra» Op. 15 – Barcarola (piano solo)
«Canção Perdida», poesia Guerra Junqueiro (canto e piano)
FRANCISCO SÁ NORONHA (1820—1881)
Romance «Tu dizes que eu te amo»
Tango
Modinha «O meu credo»
Romance sem palavras
Romance «Esta minha jovem lyra» (canto e piano)
ANTÓNIO FRAGOSO (1897—1918)
Petite Suite
1. Prelúdio
2. Berceuse
3. Dança
Nocturno em ré bemol (piano solo)
Mais info
Ao longo do século XIX, «a vida musical urbana em Portugal foi em grande parte dominada pela ópera italiana – e em menor grau pela francesa – nos teatros S. Carlos e S. João, em Lisboa e no Porto (…) pelo amplo desenvolvimento de vários géneros de teatro musical ligeiro, desde a opereta ao vaudeville e à revista; e por uma intensa prática doméstica de música de salão por parte das classes média e alta, que consistia sobretudo em canções sentimentais, arranjos instrumentais de trechos operáticos e uma grande variedade de danças cosmopolitas como a valsa ou a polca», como afirma Rui Vieira Nery.
É neste contexto que Camilo Castelo Branco (1825—1890) toma contacto com a vida musical e boémia da cidade do Porto, uma vez que a partir de 1848 se fixa nesta cidade, decidido a dedicar-se ao jornalismo. Logo retoma a vida aventurosa de escritor romântico, dividida entre os cafés, os teatros, os salões da burguesia portuense e as redações dos jornais.
Partindo dos seus textos de crítica musical, pretende-se fazer ouvir obras de autores contemporâneos de Camilo, como é o caso de Nicolau Ribas e João Guilherme Daddi, e em alguns casos, amigos pessoais do mesmo, tais como Francisco Sá de Noronha. À moda dos saraus musicais novecentistas, as performances destes autores serão alternadas com leituras de pequenos textos de autoria de Camilo Castelo Branco e seguidas de uma breve conversa sobre o escritor celebrado e a vida musical no Porto do seu tempo.
PROGRAMA
SÁB 5 ABR, 16H
Intérpretes:
ELISEU SILVA (violino)
OLGA AMARO (piano)
ISABEL MARCOLINO (recitante)
PEDRO COUTO SOARES (músico e investigador sobre Camilo e a música no Porto)
Autores e obras musicais:
NICOLAU MEDINA RIBAS (1832—1900)
Romance Élégiaque Op. 4
La Plainte Op. 8
Duas Nuvens Op. 20
Il Saltarello Op. 21
Pene del Cuore Op. 22
La Précieuse Op. 38
Lamento Saudoso
Souvenir d’Amitié Op. 35
SÁB 12 ABR, 16H
Intérpretes:
JED BARAHAL (violoncelo)
BERNARDO SOARES (piano)
ISABEL MARCOLINO (recitante)
PEDRO COUTO SOARES (músico e investigador sobre Camilo e a música no Porto)
Autores e obras musicais
LUÍS DE FREITAS BRANCO (1890 — 1955)
Sonata para violoncelo e piano:
Muito moderado
ROBERT SCHUMANN (1810—1856)
Cinco Peças em Estilo Folclórico, Op. 102:
Mit Humor
Langsam
Nicht schnell, mit viel Ton spielen
Nicht zu rasch
Stark und markiert
GUSTAV FAURÉ (1845—1924)
Elegia, Op. 24
Après un Rêve, Op.7
DAVID DE SOUZA (1880—1918)
Berceuse, Op. 17
Mazurka Op. 21
Tarantela, Op. 12
SÁB 26 ABR, 16H
Intérpretes:
ANTÓNIO OLIVEIRA (piano)
LUÍSA BARRIGA (soprano)
ISABEL MARCOLINO (recitante)
PEDRO COUTO SOARES (músico e investigador sobre Camilo e a música no Porto)
Autores e obras musicais:
ARTHUR NAPOLEÃO DOS SANTOS (1843—1925)
Fragment de ballet «Ao caro amigo João de Rego Barros» (piano solo)
JOÃO GUILHERME DADDI (1813—1887)
Chant du gondolier Op. 57 (piano solo)
Tarantelle (piano solo)
J. VIANNA DA MOTTA (1868—1948)
«Adeus minha terra» Op. 15 – Barcarola (piano solo)
«Canção Perdida», poesia Guerra Junqueiro (canto e piano)
FRANCISCO SÁ NORONHA (1820—1881)
Romance «Tu dizes que eu te amo»
Tango
Modinha «O meu credo»
Romance sem palavras
Romance «Esta minha jovem lyra» (canto e piano)
ANTÓNIO FRAGOSO (1897—1918)
Petite Suite
1. Prelúdio
2. Berceuse
3. Dança
Nocturno em ré bemol (piano solo)
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