QUESTÕES PARA ESPÍRITOS LIVRES_02
O filósofo Sousa Dias* aceitou o desafio do MIRA FORUM e organizou um programa de debates a acontecer em setembro, outubro e novembro. Interrogar ideias feitas, abalar consensos imperantes, induzir outras hipóteses de sentido para as realidades questionadas. Tal é o desígnio deste ciclo de sessões de pensamento crítico.
Em cada sessão, co-participará um especialista convidado que nesta sessão será António Gonçalves
09 | novembro | 17h
ARTE CONTEMPORÂNEA: PENSAMENTO OU PROVOCAÇÃO?
Convidado: António Gonçalves, pintor, curador de arte e professor na FBAUP
O processo criativo serve-se do pensamento e dá a ver uma infinidade de resultados que nos tomam a atenção e sensibilidade. A arte contemporânea serve-se da provocação para nos agitar a sensibilidade e atrair a atenção. Vivemos momentos de alta velocidade que perturbam a concentração e deixam fragilizada a contemplação. Despromovemos o Tempo. Pensar e desenvolver processos criativos é um desafio que se impõe na constante presença da provocação.
Nota biográfica: António Gonçalves, Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Doutorado em História da Arte; pela Universitat de les Illes Balears, Palma Maiorca, Espanha. Desenvolve actividades como Pintor, Curador e actualmente é Director do Museu Nogueira da Silva – Universidade do Minho, Braga, Director da Casa Museu de Monção – Universidade do Minho, Monção e Curador da Galeria Ala da Frente em Vila Nova Famalicão. Tem vindo a leccionar na Faculdade de Belas Artes do Porto, enquanto Professor Convidado. No período de 2002 a 2014 foi Professor Adjunto na Escola Superior Artística do Porto extensão de Guimarães. Foi Director Artístico da Fundação Cupertino de Miranda V.N. Famalicão e Vice-Presidente da ACAMFE Asociación de Casas-Museo y Fundaciones de Escritores, Espanha.
*João Sousa Dias _ Filósofo. Professor no ICAFG (Porto). Publicou vários livros, entre eles Lógica do acontecimento (sobre Gilles Deleuze), Grandeza de Marx, O que é poesia? e As 4 idades da filosofia.
PROGRAMA
07 | dezembro | sábado | 17h:
FOTOGRAFIA: IMAGEM PARADIGMÁTICA, CÁPSULA DO TEMPO?
Convidada: Rossana Mendes Fonseca, artista, curadora de arte e investigadora