É com enorme prazer que o KNOTY anuncia que irá ter um Workshop de “Archetypes of Shibari” com a Inma & Calzxn Roto, no Porto, no dia 1 de dezembro, das 10h até às 17h.
O workshop será ministrado em Inglês e é direcionado para pares, mas temos duas vagas de Listeners (pessoas sem pares que queiram somente ouvir).
Este é um workshop intensivo, das 10h às 17h, ministrado pelos artistas e entusiastas de shibari sediados em Barcelona.
Neste workshop, exploraremos os conceitos de vergonha e exposição através de 2 formas icônicas de shibari: Kata Ashi e Kemono shibari.
Em vez de focar na forma perfeita, este workshop visa reduzir as formas tradicionais às suas intenções mais básicas. As poses arquetípicas serão utilizadas como ferramentas para explorar e aprofundar as paisagens emocionais de vergonha, exposição e vulnerabilidade.
Esta abordagem permite que os participantes entendam os princípios básicos e depois os apliquem de uma maneira que ressoe com sua própria fisicalidade, criatividade e conexão com seu parceiro. Também enfatiza a versatilidade e a natureza em evolução do Shibari, honrando suas raízes enquanto promove uma prática contemporânea e inclusiva.
Sobre Inma e Calzxn
Calzxn Roto
“Migrante Sudaca, Marica NB” (migrante sul-americana, queer não binária), que a partir da exploração de sua identidade, encontra a atuação virtualmente nas festas pandêmicas de ORGIAS SANITARIAS (Chile).
Com sede em BCN, a performance tem continuado como gogodancer em alguns clubes, bem como noutros movimentos underground do coletivo techno.
Por outro lado, também encontraram um espaço no BDSM, principalmente no Lefou Royal e no DeSade Festival, sendo estes espaços de dissidência física, identitária e sexual, um paraíso onde partilhar o seu ser e a sua existência.
Conhecem Inma graças ao trabalho colaborativo com a escritora Dennise Valeria, desenvolvendo a ação performativa “Que otros sean lo normal” no âmbito da exposição HABITAR LOS MARGENES no Centre Civic Barceloneta.
Inma Gazo
Inma (ela & menopausa) é natural da Andaluzia, radicada em Barcelona depois de muitos anos em Londres.
Artista de Shibari, performer, ativista, professora, investigadora de movimentos e criadora de espaços performativos.
Inma tem vindo a explorar o seu interesse em Shibari e práticas BDSM há mais de 5 anos, estudou Shibari intensivamente com Pauline Massimo e treinou com artistas como Barkas & Addie, Akechi Kanna & Kagura, Hua Hua, Saara Rei, Boris Mosafir, entre outros.
Tem também formação no Método Laban de Análise do Movimento e estudou Performance Design na Universidade Central Saint Martins em Londres. A sua investigação é multidisciplinar, centrando-se no bondage japonês, nas artes performativas, na dança Butoh e nas intersecções artísticas, sociais, psicológicas e éticas entre eles.
Inma colabora com espaços multidisciplinares locais e internacionais como educadora em shibari e em vários campos artísticos baseados no movimento, e continua a produzir trabalho provocador como artista independente.