PT
PROGRAMA
8 de março | 9h00 | Parque Oriental
Parque Urbano de elevada riqueza de habitats que variam entre os corredores ripícolas com salgueiros e amieiros, até às zonas abertas de relvados e hortas comunitárias que constituem um mosaico que proporciona condições excelentes para a biodiversidade e as aves não são exceção. Já capturou inesperadas espécies migradoras como o rouxinol-pequeno-dos-caniços e invernantes como o rouxinol-bravo para além das residentes mais habituais como a estrelinha-real ou a carriça.
10 de maio | 9h00 | Parque Oriental
O Parque Oriental da Cidade tem uma configuração linear, margeando o Rio Tinto e as suas galerias ripícolas. Estas características, são um excelente atrativo para várias espécies de aves, como têm demonstrado as sessões de anilhagem já realizadas neste lugar, onde já várias dezenas de aves foram identificadas. Com a Primavera esta sessão terá o reforço das aves migradoras, que aproveitam os 18ha deste espaço verde para repor energias e, quem sabe, até nidificar.
31 de maio | 9h00 | Parque da Cidade
Este espaço verde tem uma diversidade de aves muito rica, certamente potenciada pela presença contínua de água e pela ligação ao Oceano Atlântico, mas também pelos diversos habitats proporcionados ao longo dos seus 83ha. Os diversos lagos, as zonas florestais e de matos, que proporcionam locais de abrigo, nidificação e alimento para múltiplas espécies de aves aquáticas mas também da família dos passeriformes, com espécies residentes como a incrível trepadeira-comum, mas também com migradores de passagem como os papa-moscas, ou invernantes como sejam os galeirões cujos números aumentam consideravelmente nesta estação.
28 de junho | 9h00 | Viveiro Municipal
O Viveiro Municipal é um espaço protegido e raramente aberto ao público, por isso é a casa de muitas aves que fogem da confusão da cidade. Além do sossego, beneficiam de um espaço sempre florido e bem cuidado, o que também traz benefícios ao nível da disponibilidade de alimento e de abrigo, o que justifica a presença do chapim-carvoeiro, o tordo-músico ou o tentilhão.
27 de setembro | 9h00 | Parque Oriental
Depois do Inverno e da Primavera é a vez de visitar o Parque Oriental da Cidade no Outono. A poucos dias do início desta Estação, certamente já serão visíveis algumas mudanças na paisagem. Mas, e na avifauna, será que já estão a chegar as espécies invernantes e as estivais já partiram para terras mais quentes? Esta sessão também dará resposta a estas questões e outras questões.
11 de outubro | 9h00 | Horta da Oliveira
No dia em que se comemora o Eurobirwatching day, a estação móvel de anilhagem científica de aves selvagens assenta arraiais na Horta Comunitária da Oliveira. Neste local será possível observar a relação das aves com a agricultura urbana e descobrir que, além de agradáveis à vista, também nos prestam alguns serviços, nomeadamente, no controlo de pragas agrícolas. A diversidade de culturas agrícolas proporcionam um local de excelência para as aves com elevados números capturados de espécies como o verdilhão ou o chamariz, bem como, o cada vez mais raro pardal-comum.
8 de novembro | 9h00 | Quinta do Covelo
Numa das áreas mais densamente habitadas da cidade, o pulmão verde da Quinta do Covelo, é um refúgio importante para muitas espécies de aves. Porém, quem frequenta o espaço reconhece a presença contínua dos gaios, que nesta época do ano se alimentam das inúmeras bolotas que precipitam dos Carvalhos e Sobreiros deste Parque. Mas, este local é também uma importante estação de serviço pata espécies migradoras como os papa-moscas.
Mais info
Partilhar
FB
X
WA
LINK
Relacionados
Da secção
Famílias
Feira
Gratuito
Espetáculo
Gratuito
Espetáculo
Famílias
Feira