Na embaixada da Marsóvia em Paris, os olhos estão postos em Hanna Glawari, viúva do homem mais rico do minúsculo país.
O Barão Zetal quer arranjar um novo marido, da Marsóvia, para a Madame Glawari para poder manter a sua enorme fortuna dentro do país, sendo que se tal não acontecer entrarão em bancarrota. Seria por isso desastroso que ela se casasse com um estrangeiro durante a sua residência provisória em Paris.
O caminho para tentar alcançar os objetivos do Barão será atribulado, com o dinheiro sempre no centro de todas as decisões. Veremos se o amor pode ou não levar a melhor.
O Estúdio de Ópera é uma disciplina que proporciona aos alunos de canto do conservatório uma experiência de espetáculo total, visto que é uma disciplina que reúne teatro, obra musical, movimento, direção musical e vocal.
Esta ampla experiência, promovendo espaço para criar componentes expressivas e artísticas, visa desenvolver com os alunos as suas competências cénicas, musicais, técnicas e artísticas, indo ao encontro do trabalho desenvolvido individualmente na sua área de formação específica.
Este ano, à semelhança de vários anos anteriores, esta coprodução com a Escola Artística Soares dos Reis do Curso de Produção Artística, especialização em Realização Plástica do Espetáculo, vem reforçar a qualidade do projeto. O contacto entre as duas escolas é uma mais valia e é extremamente importante porque há uma colaboração efetiva que desafia o trabalho de ambos os grupos envolvidos. "A Viúva Alegre”, de Franz Lehár, proporciona, assim, aos envolvidos desafios musicais e plásticos ricos, que estimulam as competências técnicas e artísticas de todos.