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A Farsa de Inês Pereira TeCA
© DR
A Farsa de Inês Pereira
Encenação de Pedro Penim
A Farsa de Inês Pereira TeCA
© DR

Em 1523, Gil Vicente escreveu esta “farsa de folgar”, relato cómico das desventuras de uma mulher da classe média portuguesa do século XVI que desafia o poder familiar e a mentalidade medieval da sociedade quinhentista. Quinhentos anos depois, Pedro Penim reescreve o original vicentino e transforma-o numa obra do nosso tempo: “A farsa he de Inês Pereira, certo?/ Então sam eu que a subverto”, diz a sua Inês. Mantendo a métrica e a rima, A Farsa de Inês Pereira (des)constrói um espaço de reflexão sobre o empoderamento feminino, a urgência de um diálogo intergeracional, o pós-trabalho, o direito ao tédio. “Rejeito o jugo da labuta, da tarefa e do afazer.” O espetáculo fecha a trilogia que o encenador dedica à família, depois de Pais & Filhos (2021) e Casa Portuguesa (2022). Pedro Penim questiona alguns dos alicerces da sociedade contemporânea e propõe uma espécie de manifesto lançado ao futuro. “Somos todos refugiados da família nuclear.” — TNSJ

14
Mar
23
Mar
2024
2024-03-14T00:00:00Z
2024-03-23T15:43:38Z
TeCA — Teatro Carlos Alberto

14 de março — 19:00

15 de março — 15:00, 21:00

16 de março — 19:00

19 de março — CANCELADO

20 de março — CANCELADO

21 de março — 19:00

22 de março — 15:00, 21:00

23 de março — 19:00

10 €
R. das Oliveiras, 43

Mais info

A Farsa de Inês Pereira TeCA
Teatro
Teatro

Em 1523, Gil Vicente escreveu esta “farsa de folgar”, relato cómico das desventuras de uma mulher da classe média portuguesa do século XVI que desafia o poder familiar e a mentalidade medieval da sociedade quinhentista. Quinhentos anos depois, Pedro Penim reescreve o original vicentino e transforma-o numa obra do nosso tempo: “A farsa he de Inês Pereira, certo?/ Então sam eu que a subverto”, diz a sua Inês. Mantendo a métrica e a rima, A Farsa de Inês Pereira (des)constrói um espaço de reflexão sobre o empoderamento feminino, a urgência de um diálogo intergeracional, o pós-trabalho, o direito ao tédio. “Rejeito o jugo da labuta, da tarefa e do afazer.” O espetáculo fecha a trilogia que o encenador dedica à família, depois de Pais & Filhos (2021) e Casa Portuguesa (2022). Pedro Penim questiona alguns dos alicerces da sociedade contemporânea e propõe uma espécie de manifesto lançado ao futuro. “Somos todos refugiados da família nuclear.” — TNSJ

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