PT

EN
[Serralves] - MÁSCARA DE AÇO CONTRA ABISMO AZUL | A POUSADA DAS CHAGAS | CRIME / ABISMO AZUL / REMORSO FÍSICO
Máscara de aço contra abismo azul | A Pousada das Chagas | Crime / Abismo Azul / Remorso Físico
com Luís Miguel Cintra e Regina Guimarães e moderação de Isabel Lopes Gomes
[Serralves] - MÁSCARA DE AÇO CONTRA ABISMO AZUL | A POUSADA DAS CHAGAS | CRIME / ABISMO AZUL / REMORSO FÍSICO

Última sessão do ciclo de cinema e conversas Modos de Rever: História(s) da Arte no Cinema, concebido por Isabel Lopes Gomes. A sessão contará com uma breve apresentação, à qual se segue a projeção dos filmes "Máscara de Aço contra Abismo Azul" (1989) e A Pousada das Chagas (1972), ambos de Paulo Rocha, e "Crime / Abismo Azul / Remorso Físico" (2009) de Edgar Pêra, seguida de uma conversa com o cineasta Edgar Pêra e o ator Luis Miguel Cintra, com moderação de Isabel Lopes Gomes.


MÁSCARA DE AÇO CONTRA ABISMO AZUL

Paulo Rocha | POR | 1989 | 64'


Em Máscara de Aço contra Abismo Azul, Paulo Rocha faz uma surpreendente ""colagem"" sobre o modernismo português, centrado em Amadeo de Souza-Cardoso. Entre a reconstituição dos anos do Orpheu e do Manifesto Futurista, a montagem de uma exposição na Gulbenkian e um onirismo jugulado, Paulo Rocha propôs uma das mais singulares e fascinantes visões desse mundo de cores e metais, tão saudosista quanto anarquizante, tão altaneiro quanto inseguro. (Midas Filmes)



A POUSADA DAS CHAGAS

Paulo Rocha | POR | 1972 | 20'


A Pousada das Chagas foi uma sugestão do céu. A Fundação Gulbenkian tinha criado um museu de arte sacra em Óbidos e queria um documentário sobre o museu. Estávamos em 1970, e depois de "Mudar de Vida", em 1966, eu tinha deixado de acreditar no cinema clássico “narrativo”. O Seixas Santos tinha criticado ferozmente o "Mudar": era um pai absolutamente radical, rigoroso, leninista, e eu, como todo o resto da minha geração, acreditava nele, por isso fiquei destroçado com as suas críticas. O resultado imprevisto foi a minha viragem para a vanguarda. A "Ilha dos Amores" estava a distrair-me, estava a demorar imenso tempo e eu tinha de suar sangue por cada pequena coisa. A minha cabeça estava cheia de teatro japonês: Nô, Kabuki, esse tipo de coisas. Estava a ler os "Cantos" de Pound - um poema em várias línguas - e a ouvir Stockhausen e as suas colagens. Era um trabalho de urgência, não havia tempo para pensar. Enchi os bolsos com pedaços de papel: citações de Rimbaud, Légende, Dorée, Camões, Lao Tze, etc., e fui para Óbidos filmar com um par de miúdos de vinte anos, Luis Miguel Cintra e Jorge Silva Melo, gente cujo talento era quase insolente. Faziam um pouco de tudo, faziam tudo bem e faziam tudo depressa... O que surgiu foi uma espécie de peça milagrosa modernista, uma colagem de vozes, textos, objetos, espaços, corpos, pulsações; corpos ardentes, sofredores, corpos que irradiavam energia: uma obsessão que me persegue, as cenas de Ko-Haru em "A Ilha dos Amores", a histeria de Antónia em "O Desejado". A partir de "Pousada", a colagem domina o meu trabalho - colagem, plano-sequência; rejeição da psicologia, do plano subjetivo, do plano de cobertura, do grande plano. Voltei às cenas teatrais, a filmar de frente, o espelho. A forma de "A Ilha dos Amores" vem da "Pousada". Que eu saiba, a "Pousada" é anterior a Syberberg, Schroeter, Carmelo Bene. (Paulo Rocha, 1988)



CRIME / ABISMO AZUL / REMORSO FÍSICO

Edgar Pêra | POR | 2009 | 15'


Crime Abismo Azul Remorso Físico inspira-se na vida e obra de Amadeo de Souza-Cardozo. Este polémico pintor do século XX desafiou a vanguarda mundial do seu tempo: “Não sigo escolas. Sou impressionista, cubista, futurista, abstracionista. Um pouco de tudo. A verdadeira tradição não é tentar reviver o passado – que é impossível fazer – mas antes algo que estabelece continuidade, como os pais com os filhos. Um filho nunca é igual ao pai.” O filme segue o mote de Amadeo. Cruza ficção pictórica, sugerida pelo emblemático quadro “A Procissão”, pintado em Paris em 1913, com a realidade contemporânea portuguesa. (Agência da Curta Metragem).


14
Dez
2024
2024-12-14T17:00:00Z
2024-12-14T19:53:12Z
Serralves
17:00

+Cal

Bilhete: 3€

Estudante/jovem, maiores de 64 e Amigos de Serralves: 1,5€

R. D. João de Castro, 210

Mais info

[Serralves] - MÁSCARA DE AÇO CONTRA ABISMO AZUL | A POUSADA DAS CHAGAS | CRIME / ABISMO AZUL / REMORSO FÍSICO
Filme
Conversa

Última sessão do ciclo de cinema e conversas Modos de Rever: História(s) da Arte no Cinema, concebido por Isabel Lopes Gomes. A sessão contará com uma breve apresentação, à qual se segue a projeção dos filmes "Máscara de Aço contra Abismo Azul" (1989) e A Pousada das Chagas (1972), ambos de Paulo Rocha, e "Crime / Abismo Azul / Remorso Físico" (2009) de Edgar Pêra, seguida de uma conversa com o cineasta Edgar Pêra e o ator Luis Miguel Cintra, com moderação de Isabel Lopes Gomes.


MÁSCARA DE AÇO CONTRA ABISMO AZUL

Paulo Rocha | POR | 1989 | 64'


Em Máscara de Aço contra Abismo Azul, Paulo Rocha faz uma surpreendente ""colagem"" sobre o modernismo português, centrado em Amadeo de Souza-Cardoso. Entre a reconstituição dos anos do Orpheu e do Manifesto Futurista, a montagem de uma exposição na Gulbenkian e um onirismo jugulado, Paulo Rocha propôs uma das mais singulares e fascinantes visões desse mundo de cores e metais, tão saudosista quanto anarquizante, tão altaneiro quanto inseguro. (Midas Filmes)



A POUSADA DAS CHAGAS

Paulo Rocha | POR | 1972 | 20'


A Pousada das Chagas foi uma sugestão do céu. A Fundação Gulbenkian tinha criado um museu de arte sacra em Óbidos e queria um documentário sobre o museu. Estávamos em 1970, e depois de "Mudar de Vida", em 1966, eu tinha deixado de acreditar no cinema clássico “narrativo”. O Seixas Santos tinha criticado ferozmente o "Mudar": era um pai absolutamente radical, rigoroso, leninista, e eu, como todo o resto da minha geração, acreditava nele, por isso fiquei destroçado com as suas críticas. O resultado imprevisto foi a minha viragem para a vanguarda. A "Ilha dos Amores" estava a distrair-me, estava a demorar imenso tempo e eu tinha de suar sangue por cada pequena coisa. A minha cabeça estava cheia de teatro japonês: Nô, Kabuki, esse tipo de coisas. Estava a ler os "Cantos" de Pound - um poema em várias línguas - e a ouvir Stockhausen e as suas colagens. Era um trabalho de urgência, não havia tempo para pensar. Enchi os bolsos com pedaços de papel: citações de Rimbaud, Légende, Dorée, Camões, Lao Tze, etc., e fui para Óbidos filmar com um par de miúdos de vinte anos, Luis Miguel Cintra e Jorge Silva Melo, gente cujo talento era quase insolente. Faziam um pouco de tudo, faziam tudo bem e faziam tudo depressa... O que surgiu foi uma espécie de peça milagrosa modernista, uma colagem de vozes, textos, objetos, espaços, corpos, pulsações; corpos ardentes, sofredores, corpos que irradiavam energia: uma obsessão que me persegue, as cenas de Ko-Haru em "A Ilha dos Amores", a histeria de Antónia em "O Desejado". A partir de "Pousada", a colagem domina o meu trabalho - colagem, plano-sequência; rejeição da psicologia, do plano subjetivo, do plano de cobertura, do grande plano. Voltei às cenas teatrais, a filmar de frente, o espelho. A forma de "A Ilha dos Amores" vem da "Pousada". Que eu saiba, a "Pousada" é anterior a Syberberg, Schroeter, Carmelo Bene. (Paulo Rocha, 1988)



CRIME / ABISMO AZUL / REMORSO FÍSICO

Edgar Pêra | POR | 2009 | 15'


Crime Abismo Azul Remorso Físico inspira-se na vida e obra de Amadeo de Souza-Cardozo. Este polémico pintor do século XX desafiou a vanguarda mundial do seu tempo: “Não sigo escolas. Sou impressionista, cubista, futurista, abstracionista. Um pouco de tudo. A verdadeira tradição não é tentar reviver o passado – que é impossível fazer – mas antes algo que estabelece continuidade, como os pais com os filhos. Um filho nunca é igual ao pai.” O filme segue o mote de Amadeo. Cruza ficção pictórica, sugerida pelo emblemático quadro “A Procissão”, pintado em Paris em 1913, com a realidade contemporânea portuguesa. (Agência da Curta Metragem).


Partilhar

LINK

Relacionados

Da secção

Cinema
Sabotage, de Alfred Hitchcock
Cineclube do Porto
Cinema

Filme

Monkey Shines, de George A. Romero
Passos no Escuro
Monkey Shines
Cinema

Filme

Aurora, de F.W. Murnau
com José Gardeazabal, Nuno M. Cardoso e moderação de Anabela Mota...
[Serralves] - AURORA
Cinema

Conversa

Esse casal feliz, de Luis García Berlang...
Segunda sessão da retrospetiva
Cinema

Filme

Big Time, de Tom Waits
filme-concerto de 1988
Big Time, de Tom Waits
Cinema

Filme

Melted into the Sun, de Saodat Ismailova
Inauguração da exposição e conversa com a realizadora
[Batalha] - Inauguração: Melted into the Sun, Saodat Ismailova
Cinema

Filme

The Royal Tenenbaums, de Wes Anderson
Short Hour Movies
Fisga Wes Anderson
Cinema

Gratuito

Filme

Vivi Nascosto Guido Guidi, de Paulo Catr...
com apresentação do realizador, da autora e da produtora
Cinema

Filme

O Saber do Cinema – Sessão 4
ciclo de cinema e conversas com Regina Guimarães e Saguenail
[Serralves] - O SABER DO CINEMA - SESSÃO 4
agenda-porto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile