PT
Sétima sessão do Ciclo de Cinema e Conversas Um Filme Falado: Oliveira e a História do Cinema, com conceção e moderação de Anabela Mota Ribeiro. Este ciclo, dedicado à relação de vários momentos e tendências significativas da história do cinema com a obra de Manoel de Oliveira, prossegue com o tema Clássico, com a projeção do filme Aquela Loira (1952) de Jacques Becker. Após a projeção, terá lugar uma conversa com a poeta Filipa Leal e a atriz Leonor Silveira, com moderação de Anabela Mota Ribeiro.
4 OUT | SÁB | 17h00
CASQUE D'OR | AQUELA LOIRA
Jacques Becker | FRA | 1952 | 99'
Ambientado numa Paris do século XIX, recriada com uma precisão quase documental, Aquela Loira é um marco na filmografia de Jacques Becker, um dos mais importantes cineastas do panorama francês pré-Nouvelle Vague. Apesar das curvas e manobras do enredo criminoso de Aquela Loira, o romantismo sombrio do filme é o contrapeso da sua terna história de amor. Mas talvez o elemento mais significativo que Jacques Becker apresenta, numa atmosfera de lirismo e quietude, é o classicismo da sua mise-en-scène, que retira todas as lições do melhor cinema francês, sobretudo do cinema de Jean Renoir, uma das suas grandes figuras tutelares, e de quem Becker foi assistente de realização.
Mais info
Sétima sessão do Ciclo de Cinema e Conversas Um Filme Falado: Oliveira e a História do Cinema, com conceção e moderação de Anabela Mota Ribeiro. Este ciclo, dedicado à relação de vários momentos e tendências significativas da história do cinema com a obra de Manoel de Oliveira, prossegue com o tema Clássico, com a projeção do filme Aquela Loira (1952) de Jacques Becker. Após a projeção, terá lugar uma conversa com a poeta Filipa Leal e a atriz Leonor Silveira, com moderação de Anabela Mota Ribeiro.
4 OUT | SÁB | 17h00
CASQUE D'OR | AQUELA LOIRA
Jacques Becker | FRA | 1952 | 99'
Ambientado numa Paris do século XIX, recriada com uma precisão quase documental, Aquela Loira é um marco na filmografia de Jacques Becker, um dos mais importantes cineastas do panorama francês pré-Nouvelle Vague. Apesar das curvas e manobras do enredo criminoso de Aquela Loira, o romantismo sombrio do filme é o contrapeso da sua terna história de amor. Mas talvez o elemento mais significativo que Jacques Becker apresenta, numa atmosfera de lirismo e quietude, é o classicismo da sua mise-en-scène, que retira todas as lições do melhor cinema francês, sobretudo do cinema de Jean Renoir, uma das suas grandes figuras tutelares, e de quem Becker foi assistente de realização.
Partilhar
FB
X
WA
LINK
Relacionados
Da secção
Filme