No próximo dia 4 de dezembro, a Católica Porto Business School, em parceria com a PricewaterhouseCoopers (PwC), vai realizar uma Conferência sobre o Orçamento de Estado para 2025. Em análise vão estar as “Perspetivas e desafios para o crescimento” e as "Alterações fiscais relevantes do OE25".
O debate, que terá início pelas 9 horas, na Universidade Católica Portuguesa no Porto, vai contar com as intervenções de Cláudia Reis Duarte (Secretária de Estado dos Assuntos Fiscais), João Pinto (diretor da Católica Porto Business School), Manuela Pintado (diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina e diretora adjunta da Escola Superior de Biotecnologia), Luís Rochartre (industry fellow para a área de Sustentabilidade), Francisco Mendes da Silva (sócio e cocoordenador do departamento de Fiscal da Morais Leitão), Cristina Pinto (docente da Católica Porto Business School) e Hugo Salgueirinho Maia (Tax partner – Indirect Tax, da PwC). A conferência vai estar dividida em dois painéis: um macro sobre "Perspectivas e desafios para o crescimento", moderado por Luisa Anacoreta (docente da Católica Porto Business School), e um técnico intitulado "Alterações fiscais relevantes do OE25", moderado por Filipa Ribeiro (PwC).
Depois da votação final global do Orçamento do Estado para 2025, esta sessão vai permitir debater e obter conhecimentos importantes para várias áreas de atuação de empresas e organizações. João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, refere que “esta é uma iniciativa anual, em parceria com a PwC, que permite também aos alunos da Católica Porto Business School das áreas de finanças, economia, gestão e fiscalidade, entre outras, aprofundarem tópicos de interesse e experiência prática sobre esta temática.” Este ano vão ser também exploradas oportunidades e desafios de estratégias empresariais de sustentabilidade, ligadas aos indicadores ESG - Environmental, Social and Governance. Esta iniciativa pretende promover um debate aprofundado sobre os desafios fiscais atuais, sobre o impacto de políticas fiscais nas empresas e sobre o potencial de relacionamento entre as empresas e as universidades.
Para Maria Antónia Torres, partner da PwC e responsável pela área Deals Tax, “a associação à Católica Porto Business School para mais uma edição desta conferência representa a continuação de uma parceria de já vários anos, em mais do que uma vertente, e que gerou, neste caso, um evento que se tornou uma referência.”
O encerramento da sessão vai estar a cargo da secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, reforçando a importância do alinhamento entre o setor público e privado em questões fiscais.
A Conferência do Orçamento de Estado 2025, organizada pela Católica Porto Business School, em parceria com a PwC, é aberta a toda a comunidade académica e ao público em geral.