O DIA MAIS CURTO regressa em dezembro, com uma edição à medida dos seus 12 anos de existência. Junte-se a nós e dê as boas-vindas a mais um Inverno na companhia de uma fantástica sessão de cinema!
Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério Norte do globo terrestre. Esta transição, que dá pelo nome de Solstício de Inverno, assinala também o dia mais curto do ano, que inspirou a criação da festa que celebra o formato mais curto e original do Cinema em todo o mundo: O Dia Mais Curto.
A U. Porto adere pela quarta vez a esta iniciativa, com a exibição de 3 programas presenciais gratuitos, em 3 espaços distintos da universidade: Planetário do Porto CCV, Galeria da Biodiversidade e Casa Comum (Reitoria da U.Porto).
Junte-se à celebração do formato mais criativo e original do cinema e dê as boas-vindas ao Inverno na melhor companhia!
PROGRAMAÇÃO NA U. PORTO: 20 Dez.
AUDITÓRIO PLANETÁRIO DO PORTO – CCV
17:00 – «Curtinhas para todos»
Um conjunto encantador de curtas-metragens de animação que explora temas como distração, amizade e coragem, com personagens peculiares e momentos de ternura. Ideal para toda a família, esta sessão promete divertir e emocionar, trazendo histórias cheias de imaginação e humor.
Duração 49’ · M/6
A MENINA DOS OLHOS OCUPADOS
André Carrilho · Portugal, 2024 · ANI · 8’
Era uma vez uma menina que andava sempre distraída. Com os olhos agarrados ao telefone, não reparava no mundo que a rodeava nem em quem com ela queria brincar. Que fazer para lhe desocupar o olhar?
—
COM A CABEÇA NAS NUVENS
Rémi Durin · França, Bélgica, 2023 · ANI · 11’
Alfonso, um jovem esquilo, anda sempre com a cabeça nas nuvens. Adora observá-las e fotografá-las. Nem os seus pais, nem os seus amigos, compreendem verdadeiramente esta paixão. No entanto, contemplar as nuvens nem sempre é fácil - Alfonso às vezes tem de ter muita coragem, digna dos maiores exploradores dos nossos tempos.
—
A PADARIA DE BORIS
Mâsa Avramović · França, Suíça, Croácia, 2024 · ANI · 8’
Todas as manhãs, Boris faz uma fornada de pão quente e pastéis para os seus vizinhos até que… Atchim! Ele não consegue parar de espirrar. Tornou-se alérgico a farinha. Como é que ele vai conseguir continuar a fazer pão para a aldeia inteira?
—
PORCO
Jorn Leeuwerink · Países Baixos, 2022 · ANI · 8’
Um grupo de animais liga a rede elétrica da cidade ao focinho de um adormecido porco gigante. No início todos usam a energia do porco para coisas simples, mas rapidamente se tornam dependentes desta. O que acontecerá quando o gigante acordar?
—
PEIXE-BALÃO
Julia Ocker · Alemanha, 2022 · ANI · 3’
Num oceano cheio de peixes grandes e maus, o peixe-balão está a tentar parecer o maior e mais forte possível.
—
ANIMANIMUSICAL
Julia Ocker · Alemanha, 2024 · ANI · 3’
Os Animanimais querem fazer um grande espetáculo musical, mas parece que alguém recebeu as letras erradas.
—
ESTRELA CADENTE
Marion Jamault · França, 2023 · ANI · 8’
Todas as noites, Paulette observa a mesma estrela cadente no céu. Ela pede-lhe o seu desejo mais profundo: encontrar o seu rato de estimação misteriosamente desaparecido. Os dias passam, mas o animal não regressa. Paulette quer perceber o que se passa de errado com a sua estrela da sorte.
GALERIA DA BIODIVERSIDADE*
18:30 – «Curtas do Mundo (Prémio do Público Europeu)»
Uma seleção de cinco curtas-metragens que nos trazem o melhor do cinema internacional recente. Pela mão de novos realizadores e de realizadores já consagrados, somos levados a viver diferentes histórias, algumas do mundo de hoje e outras que nos levam a viajar até ao passado – à história do mundo e até mesmo à infância.
Duração 69’ · M/12
* O acesso à sessão Curtas do Mundo na Galeria da Biodiversidade requer marcação prévia através do email galeria@mhnc.up.pt.
CASA COMUM (REITORIA DA U.PORTO)
21:30 – «Novas Curtas Portuguesas»
Uma seleção de quatro curtas-metragens portuguesas estreadas recentemente. Entre animação, ficção e documentário, este programa traz-nos diferentes olhares de realizadores emergentes, que nos levam numa viagem por dramas familiares, histórias de adolescência e até à infância, uma sessão cheia de emoção e também humor.
Duração 70’ · M/12
—
Galeria da Biodiversidade e na Casa Comum, as entradas são livres, até à lotação limitada dos lugares existentes