Uma noite dedicada ao Romantismo, entre o amor, o mar e a morte. O programa dirigido pela conceituada maestrina ucraniana Ustina Dubitsky abre, porém, com uma criatura que nos chega de águas doces: Melusina, a mulher que se transforma em sereia e serviu de inspiração a Mendelssohn. Pela voz do tenor francês Cyrille Dubois, ouvimos duas peças assinadas por Ernest Chausson num período dourado da música francesa, o final do século XIX. A mais famosa entre elas, Poème de l’amour et la mer, sintetiza a linguagem musical do compositor, com profundo lirismo, harmonias ricas e uma orquestração que complementa a voz num fluxo contínuo de emoção. O concerto finaliza com Morte e transfiguração, o célebre poema sinfónico em que Richard Strauss imagina os últimos momentos da vida de um artista, as reflexões que o acompanham nos momentos finais e a sua elevação espiritual após a morte.
Uma noite dedicada ao Romantismo, entre o amor, o mar e a morte. O programa dirigido pela conceituada maestrina ucraniana Ustina Dubitsky abre, porém, com uma criatura que nos chega de águas doces: Melusina, a mulher que se transforma em sereia e serviu de inspiração a Mendelssohn. Pela voz do tenor francês Cyrille Dubois, ouvimos duas peças assinadas por Ernest Chausson num período dourado da música francesa, o final do século XIX. A mais famosa entre elas, Poème de l’amour et la mer, sintetiza a linguagem musical do compositor, com profundo lirismo, harmonias ricas e uma orquestração que complementa a voz num fluxo contínuo de emoção. O concerto finaliza com Morte e transfiguração, o célebre poema sinfónico em que Richard Strauss imagina os últimos momentos da vida de um artista, as reflexões que o acompanham nos momentos finais e a sua elevação espiritual após a morte.