Orquestra Barroca Casa da Música · Coro Casa da Música · Coro Infantil Casa da Música
As instituições religiosas do século XVIII faziam do Natal um momento de intensa ligação ao divino. O Magnificat é a representação musical da Anunciação à Virgem, marcando o início do Advento. Georg Philipp Teleman, proeminente compositor do Barroco tardio, escreveu o Magnificat em Dó recorrendo a um efetivo alargado, numa manifestação de alegria em época de intensa devoção e ligação comunitária. Os motetos de Johann Sebastian Bach demonstram a mestria do compositor na polifonia coral sacra da época, recorrendo a mecanismos expressivos que sublinham o sentido profundo dos seus textos. A Suite para orquestra n.º 3 em Ré maior é uma das obras mais conhecidas do compositor, sintetizando a linguagem musical da época num estilo único. A música instrumental também assinala o Natal, como evidencia o Concerto grosso em Fá menor do italiano Pietro Antonio Locatelli. A expressividade contida na obra convida-nos à introspeção, tendo o chiaroscuro barroco como pano de fundo. Um Natal ecuménico através da música
As instituições religiosas do século XVIII faziam do Natal um momento de intensa ligação ao divino. O Magnificat é a representação musical da Anunciação à Virgem, marcando o início do Advento. Georg Philipp Teleman, proeminente compositor do Barroco tardio, escreveu o Magnificat em Dó recorrendo a um efetivo alargado, numa manifestação de alegria em época de intensa devoção e ligação comunitária. Os motetos de Johann Sebastian Bach demonstram a mestria do compositor na polifonia coral sacra da época, recorrendo a mecanismos expressivos que sublinham o sentido profundo dos seus textos. A Suite para orquestra n.º 3 em Ré maior é uma das obras mais conhecidas do compositor, sintetizando a linguagem musical da época num estilo único. A música instrumental também assinala o Natal, como evidencia o Concerto grosso em Fá menor do italiano Pietro Antonio Locatelli. A expressividade contida na obra convida-nos à introspeção, tendo o chiaroscuro barroco como pano de fundo. Um Natal ecuménico através da música