Immigrant Youth in Portugal: Insights from PISA 2022
masterclass por por Eylem Gverek
A Católica Porto Business School organiza, no próximo dia 3 de março, uma masterclass dedicada à análise das desigualdades académicas e de bem-estar entre estudantes imigrantes e portugueses, com base nos dados mais recentes do PISA 2022. A sessão será conduzida por Zahide Eylem Gevrek Demiray, economista, docente e investigadora na área da educação e migração do Centro de Estudos em Gestão e Economia (CEGE) da Católica Porto Business School.
Entre os países participantes no PISA, Portugal registou o maior aumento na percentagem de alunos de origem imigrante entre os ciclos do PISA de 2018 e 2022, passando de 7% para 11%. Usando os dados do PISA 2022, o estudo realizado por Eylem Gverek investiga as lacunas de desempenho académico em matemática, ciências e leitura, bem como as disparidades no bem-estar subjetivo, entre estudantes imigrantes e nativos em Portugal. A investigação também demonstra que os estudantes imigrantes apresentam níveis significativamente inferiores de satisfação com a vida, sendo que os de primeira geração são particularmente mais vulneráveis ao bullying.
A masterclass "Immigrant Youth in Portugal: Insights from PISA 2022", conduzida por Eylem Gverek, docente e investigadora da Católica Porto Business School, realiza-se no dia 3 de março, às 18 horas, em regime presencial.
A Católica Porto Business School organiza, no próximo dia 3 de março, uma masterclass dedicada à análise das desigualdades académicas e de bem-estar entre estudantes imigrantes e portugueses, com base nos dados mais recentes do PISA 2022. A sessão será conduzida por Zahide Eylem Gevrek Demiray, economista, docente e investigadora na área da educação e migração do Centro de Estudos em Gestão e Economia (CEGE) da Católica Porto Business School.
Entre os países participantes no PISA, Portugal registou o maior aumento na percentagem de alunos de origem imigrante entre os ciclos do PISA de 2018 e 2022, passando de 7% para 11%. Usando os dados do PISA 2022, o estudo realizado por Eylem Gverek investiga as lacunas de desempenho académico em matemática, ciências e leitura, bem como as disparidades no bem-estar subjetivo, entre estudantes imigrantes e nativos em Portugal. A investigação também demonstra que os estudantes imigrantes apresentam níveis significativamente inferiores de satisfação com a vida, sendo que os de primeira geração são particularmente mais vulneráveis ao bullying.
A masterclass "Immigrant Youth in Portugal: Insights from PISA 2022", conduzida por Eylem Gverek, docente e investigadora da Católica Porto Business School, realiza-se no dia 3 de março, às 18 horas, em regime presencial.