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Leituras no Mosteiro São Bento da Vitória

Dez décadas do século XX. Dez autores nascidos em cada uma delas. As Leituras no Mosteiro propõem dez textos cujas traduções permanecem, na maioria, por editar. Começamos a viagem com Fé, Esperança e Caridade, de Ödön von Horváth (1901-38), que decorre num tempo e espaço onde o que menos existe é fé, esperança e caridade. Avançamos uma década para encontrar Aimé Césaire (1913-2008), o poeta da negritude e autor de E os Cães Deixaram de Ladrar, peça sobre as memórias e sonhos de um guerrilheiro anticolonialista na hora da sua morte. Prosseguimos com Yukio Mishima (1925-70) e a sua Madame de Sade, inspirada em Renée, a mulher do “divino marquês”, e no seu “enigma”: o que levou a esposa dedicada a abandonar o marido e a recolher-se num convento? O pano sobe para Susn, de Herbert Achternbusch (1938-2022), texto sobre as tentativas de uma mulher para conquistar a liberdade que a sociedade persiste em negar-lhe. Em maio, mergulhamos no mundo de Lotte, a figura central de Grande e Pequeno, de Botho Strauss (n. 1944), que alguém definiu como uma “Alice no País das Maravilhas ao contrário”. A primeira parte desta viagem termina com A Valsa de Baltimore, de Paula Vogel (n. 1951), fantasia sobre as aventuras de um irmão e uma irmã quando um deles enfrenta uma doença terminal. Duas mancheias de motivos para nos encontrarmos nas Leituras no Mosteiro. — TNSJ

16
Jan
18
Jun
2024

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Leituras no Mosteiro São Bento da Vitória

Dez décadas do século XX. Dez autores nascidos em cada uma delas. As Leituras no Mosteiro propõem dez textos cujas traduções permanecem, na maioria, por editar. Começamos a viagem com Fé, Esperança e Caridade, de Ödön von Horváth (1901-38), que decorre num tempo e espaço onde o que menos existe é fé, esperança e caridade. Avançamos uma década para encontrar Aimé Césaire (1913-2008), o poeta da negritude e autor de E os Cães Deixaram de Ladrar, peça sobre as memórias e sonhos de um guerrilheiro anticolonialista na hora da sua morte. Prosseguimos com Yukio Mishima (1925-70) e a sua Madame de Sade, inspirada em Renée, a mulher do “divino marquês”, e no seu “enigma”: o que levou a esposa dedicada a abandonar o marido e a recolher-se num convento? O pano sobe para Susn, de Herbert Achternbusch (1938-2022), texto sobre as tentativas de uma mulher para conquistar a liberdade que a sociedade persiste em negar-lhe. Em maio, mergulhamos no mundo de Lotte, a figura central de Grande e Pequeno, de Botho Strauss (n. 1944), que alguém definiu como uma “Alice no País das Maravilhas ao contrário”. A primeira parte desta viagem termina com A Valsa de Baltimore, de Paula Vogel (n. 1951), fantasia sobre as aventuras de um irmão e uma irmã quando um deles enfrenta uma doença terminal. Duas mancheias de motivos para nos encontrarmos nas Leituras no Mosteiro. — TNSJ

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